A “ESCOLA DA ESCOLHA” NO NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Autores/as

  • Júlia Duarte Santiago Nunes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21031

Palabras clave:

Novo Ensino Médio. Educação em tempo integral. Salas temáticas. Produção textual. Protagonismo juvenil.

Resumen

Este artigo discute os desdobramentos do Novo Ensino Médio (NEM) na educação em tempo integral, a partir da experiência da disciplina eletiva Oficina de Redação no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, em Aracaju (SE), no ano de 2023. A iniciativa foi implementada no âmbito do Programa Residência Pedagógica e articulada ao modelo de salas temáticas adotado pela instituição. O objetivo principal foi auxiliar os estudantes em suas recorrentes dificuldades na produção textual, em especial, na construção da argumentação, na organização das ideias e na elaboração de textos dissertativo-argumentativos, conforme exigido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para tanto, foram empregadas metodologias ativas, recursos diversificados e a reorganização do espaço pedagógico, estimulando a participação e o protagonismo juvenil. Os resultados apontaram melhora significativa no desempenho dos estudantes, confirmando o potencial formativo da integração entre inovação metodológica, práticas colaborativas e reorganização curricular. Além disso, a articulação entre universidade e escola, proporcionada pelo Programa Residência Pedagógica, revelou-se essencial para a formação inicial dos licenciandos e para a reflexão crítica da prática docente. Conclui-se que o NEM, quando associado à propostas inovadoras em tempo integral, pode favorecer uma aprendizagem mais dinâmica, equitativa e alinhada às demandas contemporâneas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Júlia Duarte Santiago Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em História da educação, Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

2025-09-12

Cómo citar

Nunes, J. D. S. (2025). A “ESCOLA DA ESCOLHA” NO NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1888–1895. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21031