GESTÃO ESCOLAR COLABORATIVA: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Autores

  • Juliana Guilhoto Miguel Jbelle Uneatlantico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21021

Palavras-chave:

Gestão escolar. Inclusão. Colaboração.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a gestão escolar colaborativa como caminho para a efetivação da inclusão de estudantes com necessidades especiais, reconhecendo a importância do diálogo, da participação e da corresponsabilidade no ambiente educacional. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em autores que discutem a gestão democrática, a inclusão e as políticas públicas de equidade. A análise dos estudos permitiu identificar que a gestão colaborativa favorece a construção de práticas inclusivas ao integrar professores, gestores, famílias e comunidade em torno de um objetivo comum: garantir a aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Os resultados evidenciaram que a colaboração amplia a formação docente, fortalece vínculos entre escola e família, estimula a criação de projetos pedagógicos inclusivos e contribui para superar barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais. Apesar dos desafios encontrados, como resistências culturais e estruturais, conclui-se que a gestão escolar colaborativa é uma estratégia indispensável para consolidar uma cultura de inclusão e para transformar a escola em espaço democrático, humanizado e comprometido com a justiça social.

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Biografia do Autor

Juliana Guilhoto Miguel Jbelle, Uneatlantico

Mestranda em Educação, Uneatlantico.

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

Jbelle, J. G. M. (2025). GESTÃO ESCOLAR COLABORATIVA: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1065–1075. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21021