MEDITAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO QUALIFICADOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

Autores

  • Sang Ho Lee Universidad Europea Del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21020

Palavras-chave:

Meditação. Ensino-aprendizagem. Formação docente.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a meditação como recurso pedagógico capaz de qualificar o processo de ensino-aprendizagem para professores que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em autores que discutem a relação entre educação, saúde mental e práticas contemplativas. A metodologia envolveu a seleção e análise crítica de obras que abordam os benefícios da meditação no contexto educacional, destacando dimensões cognitivas, socioemocionais e pedagógicas. Os resultados apontaram que a prática meditativa favorece o equilíbrio emocional, a concentração e a autorregulação de professores e estudantes, refletindo diretamente na qualidade das relações em sala de aula e no clima escolar. Além disso, a meditação demonstrou potencial para reduzir o estresse docente, prevenir o burnout e fortalecer a empatia, elementos essenciais para a construção de vínculos saudáveis. Contudo, foram identificados desafios relacionados à resistência inicial e à necessidade de formação adequada dos professores para aplicação dessa prática. Conclui-se que a meditação pode ser incorporada de forma planejada e crítica ao currículo escolar, tornando-se uma estratégia pedagógica inovadora e inclusiva, promotora do bem-estar e da aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Sang Ho Lee, Universidad Europea Del Atlántico

Mestre em Educação. Formação de professores, Universidad Europea Del Atlántico. Uneatlantico.

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Publicado

2025-09-17

Como Citar

Lee, S. H. (2025). MEDITAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO QUALIFICADOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2459–2469. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21020