TRANSGENDERISM AND SCHOOL INCLUSION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES IN THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21006Palavras-chave:
Transgeneridade. Inclusão Escolar. Diversidade. Respeito. Acolhimento.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre como a escola lida com a presença de estudantes trans e quais caminhos podem ser trilhados para garantir uma educação mais acolhedora e respeitosa. A partir de uma revisão teórica, abordamos os principais desafios enfrentados por esses jovens no cotidiano escolar — como o preconceito, a falta de preparo da equipe pedagógica e a ausência de políticas institucionais efetivas. Também destacamos as possibilidades de transformação por meio do afeto, do respeito e do reconhecimento da dignidade de cada pessoa. A escola precisa se tornar um espaço onde todos, todas e todes se sintam pertencentes e seguros para aprender e existir.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2025-09-05
Como Citar
Viçosi, N. N., Galindo, B. M. B., Miranda, M. A. G. de F., Silva, L. M. do N. M. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). TRANSGENDERISM AND SCHOOL INCLUSION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES IN THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 872–885. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21006
Edição
Seção
Artigos
Categorias
Licença
Atribuição CC BY