TRANSGENDERISM AND SCHOOL INCLUSION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES IN THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT

Autores

  • Natanael Nunes Viçosi Christian Business School
  • Bruna Marise Barbosa Galindo
  • Maria Antonia Gonçalves de Freitas Miranda
  • Lígia Maria do Nascimento Maciel da Silva
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21006

Palavras-chave:

Transgeneridade. Inclusão Escolar. Diversidade. Respeito. Acolhimento.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre como a escola lida com a presença de estudantes trans e quais caminhos podem ser trilhados para garantir uma educação mais acolhedora e respeitosa. A partir de uma revisão teórica, abordamos os principais desafios enfrentados por esses jovens no cotidiano escolar — como o preconceito, a falta de preparo da equipe pedagógica e a ausência de políticas institucionais efetivas. Também destacamos as possibilidades de transformação por meio do afeto, do respeito e do reconhecimento da dignidade de cada pessoa. A escola precisa se tornar um espaço onde todos, todas e todes se sintam pertencentes e seguros para aprender e existir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael Nunes Viçosi, Christian Business School

Formado em Letras e Literatura,Especialização em: Didática e metodologia do Ensino Superior, Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School.

Bruna Marise Barbosa Galindo

Formada em Pedagogia, Especialização em:  Psicopedagogia- clínica e institucional, Neuroaprendizagem, Educação Infantil e letramento. 

Maria Antonia Gonçalves de Freitas Miranda

Formada em Matemática, Especialização em: Educação e novas tecnologias.

Lígia Maria do Nascimento Maciel da Silva

Pedagoga e  Orientadora Educacional. Pós - Graduada em: Docência do Ensino Superior. Gestão, supervisão orientação com ênfase em AEE; Neuroaprendizagem. Psicopedagogia e Neuropsicopedadogia.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Formado em Letras e Literatura,Especialização em: Didática e metodologia do Ensino Superior, Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Viçosi, N. N., Galindo, B. M. B., Miranda, M. A. G. de F., Silva, L. M. do N. M. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). TRANSGENDERISM AND SCHOOL INCLUSION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES IN THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 872–885. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21006