PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE CONTINUADA COM ESTRATÉGIAS PARA A MELHORIA DA INTERPRETAÇÃO E ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Autores

  • Patrícia Pedroso Peres Santos Uniatlantico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21005

Palavras-chave:

Capacitação docente. Alfabetização. Interpretação e escrita.

Resumo

Esse artigo buscou apresentar uma proposta de capacitação docente continuada, com foco em estratégias voltadas para a melhoria da interpretação e da escrita em Língua Portuguesa dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, fundamentada em livros, artigos científicos e documentos oficiais que discutem a alfabetização, o letramento e a formação docente. Os resultados apontaram que ainda existem lacunas significativas na formação inicial dos professores, principalmente pela fragmentação curricular e pela ausência de práticas que articulem teoria e realidade escolar. Evidenciou-se, também, a importância da formação continuada como espaço de atualização, reflexão e construção coletiva de metodologias inovadoras. A literatura analisada destacou a relevância de práticas como a leitura compartilhada, a consciência fonológica, o trabalho com diferentes gêneros textuais e o incentivo à escrita criativa como estratégias eficazes para o desenvolvimento da linguagem nos anos iniciais. Conclui-se que a capacitação docente continuada pode ser um caminho promissor para enfrentar os desafios da alfabetização e promover uma aprendizagem mais significativa, inclusiva e transformadora, assegurando às crianças o direito a uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares.

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Biografia do Autor

Patrícia Pedroso Peres Santos, Uniatlantico

Cursando mestrado, Universidade: Uniatlantico.

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Publicado

2025-09-25

Como Citar

Santos, P. P. P. (2025). PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE CONTINUADA COM ESTRATÉGIAS PARA A MELHORIA DA INTERPRETAÇÃO E ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3409–3420. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21005