A ESCOLA DEPUTADO FRANCISCO MONTE DE ENSINO FUNDAMENTAL POSSUI UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS?

Autores

  • Leandro Teófilo Pereira Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21004

Palavras-chave:

Gestão escolar. Participação da comunidade. Cidadania. Qualidade do ensino. Escola pública.

Resumo

Este texto apresenta considerações de caráter referencial, com vistas a verificar o nível de participação dos diversos segmentos escolares (núcleo gestor, professores, funcionários, pais e alunos) na gestão educacional da Escola Deputado Francisco Monte de Ensino Fundamental. A gestão escolar é fundamental para formar cidadãos capazes de se inserir na sociedade. A participação da comunidade é essencial para melhorar a qualidade do ensino e promover a cidadania. O estudo teve como referencias os autores: FERREIRA (1998), FREIRE (1991), GIL (2010), LIBÂNEO, (1984), OLIVEIRA (1995) e SAVIANI, (1980). Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizo a aplicação de um questionário com vários segmentos da escola, para cada seguimento duas perguntas, onde as respostas foram transformadas em dados estatísticos. A participação da comunidade é fundamental para o funcionamento eficaz da instituição escolar. É necessário promover a participação ativa da comunidade para melhorar a qualidade do ensino e formar cidadãos capazes de se inserir na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Teófilo Pereira, Christian Business School

Licenciado e Especialista em Letras Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA, Mestrando em Ciência da Educação pela Christian Business School. 

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Professor da Christian Business School. 

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

Pereira, L. T., & Coutinho, D. J. G. (2025). A ESCOLA DEPUTADO FRANCISCO MONTE DE ENSINO FUNDAMENTAL POSSUI UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1815–1825. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21004