A ESCOLA DEPUTADO FRANCISCO MONTE DE ENSINO FUNDAMENTAL POSSUI UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS?
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21004Palavras-chave:
Gestão escolar. Participação da comunidade. Cidadania. Qualidade do ensino. Escola pública.Resumo
Este texto apresenta considerações de caráter referencial, com vistas a verificar o nível de participação dos diversos segmentos escolares (núcleo gestor, professores, funcionários, pais e alunos) na gestão educacional da Escola Deputado Francisco Monte de Ensino Fundamental. A gestão escolar é fundamental para formar cidadãos capazes de se inserir na sociedade. A participação da comunidade é essencial para melhorar a qualidade do ensino e promover a cidadania. O estudo teve como referencias os autores: FERREIRA (1998), FREIRE (1991), GIL (2010), LIBÂNEO, (1984), OLIVEIRA (1995) e SAVIANI, (1980). Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizo a aplicação de um questionário com vários segmentos da escola, para cada seguimento duas perguntas, onde as respostas foram transformadas em dados estatísticos. A participação da comunidade é fundamental para o funcionamento eficaz da instituição escolar. É necessário promover a participação ativa da comunidade para melhorar a qualidade do ensino e formar cidadãos capazes de se inserir na sociedade.
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