A QUALIFICAÇÃO PEDAGÓGICA COMO FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA DEPUTADO FRANCISCO MONTE DE ENSINO FUNDAMENTAL I EM TAPERUABA – SOBRAL – CEARÁ

Autores

  • Leandro Teófilo Pereira Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21003

Palavras-chave:

Formação de professores. Perspectiva reflexiva. Qualificação pedagógica. Educação.

Resumo

Este texto apresenta considerações de caráter referencial, com vistas a analisar as perspectivas que envolvem a formação de professores na atualidade. A partir de uma ótica dialético-reflexiva, discute o conceito de formação no campo educacional. Articula pressupostos entre teoria e prática e, ainda, aborda um panorama a respeito da formação na perspectiva reflexiva. A metodologia envolveu um estudo de teóricos de autores como: Freire (2008), Garcia, (1999), Gatti (2008), Lipovetsky (1997), Lüdke (2001), Pimenta (1994), Sacristán (2000), Teixeira (2007). Também conta com uma pesquisa com professores da Escola Deputado Francisco Monte como forma de colher evidencias sobre o tema. A Escola Deputado Francisco Monte apresenta uma realidade positiva, onde os professores reconhecem a importância da formação continuada para a qualificação pedagógica. No entanto, destaca-se que a formação de professores não é a solução única para a qualificação profissional dos docentes. É fundamental que os professores também sejam pesquisadores, críticos e reflexivos, capazes de analisar e encontrar soluções para as dificuldades, além de orientar a leitura de mundo de forma crítica e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Teófilo Pereira, Christian Business School

Licenciado e Especialista em Letras Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA, Mestrando em Ciência da Educação pela Christian Business School. 

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Professor da Christian Business School.

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

Pereira, L. T., & Coutinho, D. J. G. (2025). A QUALIFICAÇÃO PEDAGÓGICA COMO FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA DEPUTADO FRANCISCO MONTE DE ENSINO FUNDAMENTAL I EM TAPERUABA – SOBRAL – CEARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1826–1836. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21003