A QUALIFICAÇÃO PEDAGÓGICA COMO FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA DEPUTADO FRANCISCO MONTE DE ENSINO FUNDAMENTAL I EM TAPERUABA – SOBRAL – CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21003Palabras clave:
Formação de professores. Perspectiva reflexiva. Qualificação pedagógica. Educação.Resumen
Este texto apresenta considerações de caráter referencial, com vistas a analisar as perspectivas que envolvem a formação de professores na atualidade. A partir de uma ótica dialético-reflexiva, discute o conceito de formação no campo educacional. Articula pressupostos entre teoria e prática e, ainda, aborda um panorama a respeito da formação na perspectiva reflexiva. A metodologia envolveu um estudo de teóricos de autores como: Freire (2008), Garcia, (1999), Gatti (2008), Lipovetsky (1997), Lüdke (2001), Pimenta (1994), Sacristán (2000), Teixeira (2007). Também conta com uma pesquisa com professores da Escola Deputado Francisco Monte como forma de colher evidencias sobre o tema. A Escola Deputado Francisco Monte apresenta uma realidade positiva, onde os professores reconhecem a importância da formação continuada para a qualificação pedagógica. No entanto, destaca-se que a formação de professores não é a solução única para a qualificação profissional dos docentes. É fundamental que os professores também sejam pesquisadores, críticos e reflexivos, capazes de analisar e encontrar soluções para as dificuldades, além de orientar a leitura de mundo de forma crítica e reflexiva.
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