A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FOCO NO USO DE PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.20993Palavras-chave:
Special Education. Teacher training. Playfulness.Resumo
Esse artigo buscou analisar a formação de professores com foco no uso de práticas lúdicas na Educação Especial, destacando seus principais desafios e as oportunidades que emergem desse processo. A pesquisa foi de caráter qualitativo, fundamentada em levantamento bibliográfico de livros, artigos científicos e documentos normativos que abordam inclusão escolar, ludicidade e formação docente. Os resultados indicaram que a preparação dos professores é essencial para que a ludicidade seja incorporada como recurso pedagógico, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos com deficiência ou necessidades específicas. Verificou-se que as práticas lúdicas promovem engajamento, comunicação, autonomia e inclusão, mas sua efetividade depende da mediação intencional do professor e de uma formação que articule teoria e prática. Também foram identificados obstáculos, como lacunas nos cursos de licenciatura, falta de formação continuada e escassez de recursos pedagógicos. Conclui-se que, apesar dos desafios, a formação docente voltada para o uso do lúdico representa uma oportunidade de construir práticas pedagógicas inovadoras, capazes de transformar a Educação Especial em um espaço mais inclusivo, democrático e humanizado.
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