A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FOCO NO USO DE PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Autores

  • Ana Rosa Aguiar dos Santos Uneatlantico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.20993

Palavras-chave:

Special Education. Teacher training. Playfulness.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a formação de professores com foco no uso de práticas lúdicas na Educação Especial, destacando seus principais desafios e as oportunidades que emergem desse processo. A pesquisa foi de caráter qualitativo, fundamentada em levantamento bibliográfico de livros, artigos científicos e documentos normativos que abordam inclusão escolar, ludicidade e formação docente. Os resultados indicaram que a preparação dos professores é essencial para que a ludicidade seja incorporada como recurso pedagógico, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos com deficiência ou necessidades específicas. Verificou-se que as práticas lúdicas promovem engajamento, comunicação, autonomia e inclusão, mas sua efetividade depende da mediação intencional do professor e de uma formação que articule teoria e prática. Também foram identificados obstáculos, como lacunas nos cursos de licenciatura, falta de formação continuada e escassez de recursos pedagógicos. Conclui-se que, apesar dos desafios, a formação docente voltada para o uso do lúdico representa uma oportunidade de construir práticas pedagógicas inovadoras, capazes de transformar a Educação Especial em um espaço mais inclusivo, democrático e humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rosa Aguiar dos Santos, Uneatlantico

Mestre em Educação, Uneatlantico. 

Downloads

Publicado

2025-10-08

Como Citar

Santos, A. R. A. dos. (2025). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FOCO NO USO DE PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1017–1027. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.20993