AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCACIONAL DA CISCO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20981

Palavras-chave:

Academia de redes Cisco. Ensino. Extensão. Formação tecnonógica. Inovação educacional.

Resumo

Este artigo apresenta a implementação da Cisco Networking Academy no Instituto Federal de Goiás (IFG), como parte de projetos de Ensino e de Extensão desenvolvidos entre 2020 e 2025. A metodologia adotada foi qualitativo-descritiva e reflexiva, fundamentada em relatórios institucionais e na prática reflexiva proposta por Gibbs (1988). Os resultados evidenciam a realização de ações diversificadas, incluindo cursos CCNA R&S: Introduction to Networks e CCNA 2: Switching, Wireless and Routing Essentials, voltados para a comunidade acadêmica, bem como iniciativas de extensão, como a Missão Transformação Digital: Cisco NetAcad LATAM e a participação na 10ª Maratona CiberEducação Cisco Brasil. Essas ações contemplaram públicos distintos, desde estudantes de cursos técnicos integrados, superior e EJA até a comunidade externa, abrangendo temas como redes de computadores, cibersegurança, ciência de dados, programação em Python e inteligência artificial. Os impactos observados incluem a ampliação da alfabetização digital, o fortalecimento da empregabilidade dos estudantes, a democratização do acesso a conhecimentos tecnológicos e o fortalecimento do papel social da instituição. A parceria entre Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Cisco potencializou a integração entre ensino e extensão no contexto da Instituição de Ensino, consolidando-se como prática inovadora e relevante para a formação acadêmica e profissional em consonância com as demandas contemporâneas da sociedade digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Teixeira Lemes, Instituto Federal de Goiás

Mestre em Ciência da Computação, Professor Instituto Federal de Goiás, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3723-9766.

Diego Alves Rodrigues, Instituto Federal de Goiás

Mestre em Química, Professor. Instituto Federal de Goiás. https://orcid.org/0009-0002-6349-7264

Milene Galvão Bueno, Instituto Federal de Goiás

Mestre, Professora, Instituto Federal de Goiás, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0541-2421.

Bruno Abnner Lourenzatto Silveira, Instituto Federal de Goiás

Doutorado, Professor, Instituto Federal de Goiás, Orcid: https://orcid.org/0009-0009-1517-3266.

Downloads

Publicado

2025-09-10

Como Citar

Lemes, M. T., Rodrigues, D. A., Bueno, M. G., & Silveira, B. A. L. (2025). AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCACIONAL DA CISCO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1548–1559. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20981