AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCACIONAL DA CISCO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20981Palavras-chave:
Academia de redes Cisco. Ensino. Extensão. Formação tecnonógica. Inovação educacional.Resumo
Este artigo apresenta a implementação da Cisco Networking Academy no Instituto Federal de Goiás (IFG), como parte de projetos de Ensino e de Extensão desenvolvidos entre 2020 e 2025. A metodologia adotada foi qualitativo-descritiva e reflexiva, fundamentada em relatórios institucionais e na prática reflexiva proposta por Gibbs (1988). Os resultados evidenciam a realização de ações diversificadas, incluindo cursos CCNA R&S: Introduction to Networks e CCNA 2: Switching, Wireless and Routing Essentials, voltados para a comunidade acadêmica, bem como iniciativas de extensão, como a Missão Transformação Digital: Cisco NetAcad LATAM e a participação na 10ª Maratona CiberEducação Cisco Brasil. Essas ações contemplaram públicos distintos, desde estudantes de cursos técnicos integrados, superior e EJA até a comunidade externa, abrangendo temas como redes de computadores, cibersegurança, ciência de dados, programação em Python e inteligência artificial. Os impactos observados incluem a ampliação da alfabetização digital, o fortalecimento da empregabilidade dos estudantes, a democratização do acesso a conhecimentos tecnológicos e o fortalecimento do papel social da instituição. A parceria entre Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Cisco potencializou a integração entre ensino e extensão no contexto da Instituição de Ensino, consolidando-se como prática inovadora e relevante para a formação acadêmica e profissional em consonância com as demandas contemporâneas da sociedade digital.
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