SABERES DA EXPERIÊNCIA NA EJA: O RECONHECIMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20968Palavras-chave:
Saberes da experiência. Educação de Jovens e Adultos. Conhecimentos prévios.Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o papel dos saberes da experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando o reconhecimento dos conhecimentos prévios como estratégia de aprendizagem e inclusão. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, realizada a partir da revisão de artigos científicos, dissertações, teses, livros e documentos oficiais publicados prioritariamente nos últimos cinco anos, sem desconsiderar as contribuições de autores clássicos como Paulo Freire e Miguel Arroyo. Os resultados evidenciam que a valorização dos saberes prévios promove maior engajamento, reduz a evasão e fortalece a autoestima dos estudantes, ao mesmo tempo em que potencializa a construção de aprendizagens significativas. Foi possível identificar ainda que essa prática contribui para currículos mais flexíveis e inclusivos, favorece o protagonismo dos alunos e amplia o alcance da cidadania crítica. Contudo, as produções analisadas também apontam para desafios que ainda persistem, como a necessidade de formação docente específica e a superação de estruturas rígidas que limitam o diálogo com a diversidade presente nas turmas da EJA. Conclui-se que reconhecer e integrar os conhecimentos prévios é condição fundamental para que a modalidade cumpra sua função emancipadora, reafirmando-se como espaço de reconstrução de dignidades, inclusão social e transformação democrática.
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