SABERES DA EXPERIÊNCIA NA EJA: O RECONHECIMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Elaine Augusta Orben de Oliveira UNEATLÂNTICO
  • Joguebede Rufino Marques UNEATLANTICO
  • Mariane Daltro Mariath UFOPA
  • Alexandre Justino Soares UNEATLANTICO
  • Sidcley Edson Novaes CESVASF
  • Melissa Cordeiro Pereira Universidad Europea Miguel de Cervantes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20968

Palavras-chave:

Saberes da experiência. Educação de Jovens e Adultos. Conhecimentos prévios.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o papel dos saberes da experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando o reconhecimento dos conhecimentos prévios como estratégia de aprendizagem e inclusão. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, realizada a partir da revisão de artigos científicos, dissertações, teses, livros e documentos oficiais publicados prioritariamente nos últimos cinco anos, sem desconsiderar as contribuições de autores clássicos como Paulo Freire e Miguel Arroyo. Os resultados evidenciam que a valorização dos saberes prévios promove maior engajamento, reduz a evasão e fortalece a autoestima dos estudantes, ao mesmo tempo em que potencializa a construção de aprendizagens significativas. Foi possível identificar ainda que essa prática contribui para currículos mais flexíveis e inclusivos, favorece o protagonismo dos alunos e amplia o alcance da cidadania crítica. Contudo, as produções analisadas também apontam para desafios que ainda persistem, como a necessidade de formação docente específica e a superação de estruturas rígidas que limitam o diálogo com a diversidade presente nas turmas da EJA. Conclui-se que reconhecer e integrar os conhecimentos prévios é condição fundamental para que a modalidade cumpra sua função emancipadora, reafirmando-se como espaço de reconstrução de dignidades, inclusão social e transformação democrática.

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Biografia do Autor

Elaine Augusta Orben de Oliveira, UNEATLÂNTICO

Mestranda em educação formação de professores, UNEATLÂNTICO, Cantabria, Espanha.

Joguebede Rufino Marques, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação, Universidade Europeia del Atlántico (UNEATLANTICO), Cantabria, Espanha.

Mariane Daltro Mariath, UFOPA

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Campus Santarém.

Alexandre Justino Soares, UNEATLANTICO

Mestrado em Educação com especialidade em TIC na Educação- professorado. Universidad Europea del Atlantico UNEATLANTICO. Cantabria, Espanha.

Sidcley Edson Novaes, CESVASF

Especialista em Educação Matemática, (CESVASF) Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco,GRE Deputado Antônio Novaes.

Melissa Cordeiro Pereira, Universidad Europea Miguel de Cervantes

Mestra em ensino de espanhol ele como língua estrangeira. UEMC Universidad europea miguel de cervantes. Valladolid, Espanha.

 

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Oliveira, E. A. O. de, Marques, J. R., Mariath, M. D., Soares, A. J., Novaes, S. E., & Pereira, M. C. (2025). SABERES DA EXPERIÊNCIA NA EJA: O RECONHECIMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1290–1302. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20968