O PORTFÓLIO REFLEXIVO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20964Palavras-chave:
Portfólio reflexivo. Avaliação das aprendizagens. Formação inicial.Resumo
O uso do portfólio reflexivo, pode ser entendido como o espaço narrativo do pensamento do futuro professor, isto é, como documento da expressão e da elaboração de seus pensamentos através de desafios e perspectivas. Diante de vários problemas que assolam o processo de ensino-aprendizagem, decidimos desenvolver este estudo na área de formação inicial de professores por constituir uma etapa determinante e serve de alicerce a todo o percurso formativo. A presente pesquisa foi conduzida com a finalidade de explicar como o portfólio reflexivo pode servir de instrumento de avaliação das aprendizagens no processo de formação inicial dos professores. A metodologia utilizada enquadra-se num paradigma interpretativo e uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo sido utilizado como métodos de recolha de dados o inquérito por entrevista e por questionário e o procedimento matemático-estatístico com o propósito de construir bases sólidas e lógicas para garantir maior objectividade e precisão ao estudo. Verificou-se durante a pesquisa que o portfólio serve de base para examinar os esforços, as exigências formais da avaliação e verificar o progresso do formando. Como instrumento de avaliação das aprendizagens oferece vantagens como a participação activa no processo de avaliação, facilitação do processo de tomada de decisão pelos professores, estratégia facilitadora do desenvolvimento profissional, desenvolve a autonomia, eleva a autoestima, estimula a originalidade e a criatividade individual.
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