TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A APRENDIZAGEM

Autores

  • Antonio Edson Alves da Silva UFC
  • Francisca Joncylana Ferreira Bonifacio da Silva Instituto Educainter
  • Francisco José Paiva Vieira Pordeus Instituto Educainter
  • Raphael Ferreira Bonifácio da Silva Instituto Educainter
  • Alexsandro da Silva Souza Instituto Educainter
  • Márcio André Silvestre Instituto Educainter

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20955

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Aprendizagem. Educação.

Resumo

A crescente digitalização da sociedade contemporânea transformou radicalmente os modos de produção, circulação e apropriação do conhecimento, impactando diretamente as práticas educacionais. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) apresentam-se como recursos capazes de potencializar aprendizagens significativas, promover colaboração e ampliar o acesso à informação. Entretanto, a ausência de infraestrutura adequada, a desigualdade de acesso e as limitações na formação docente configuram obstáculos à sua integração efetiva no ensino. Este artigo tem como objetivo geral analisar, a partir de revisão bibliográfica, o uso das TDICs como ferramentas de aprendizagem no contexto educacional contemporâneo. Adotou-se abordagem qualitativa, com base na análise de artigos publicados entre 2023 e 2025, à luz de autores como Castells, Lévy, Freire, Moran, Silva e Santaella. Os resultados evidenciam que as TDICs podem democratizar o acesso ao saber, fomentar a autoria e desenvolver competências digitais, desde que utilizadas de forma planejada e crítica. Conclui-se que seu uso pedagógico exige políticas públicas estruturantes, equidade no acesso, formação continuada de professores e metodologias centradas no estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Edson Alves da Silva, UFC

Pós-Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. Doutor e Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. Professor da Rede Pública Municipal de Caucaia e do Instituto Educainter, Ceará, Brasil.

Francisca Joncylana Ferreira Bonifacio da Silva, Instituto Educainter

Licenciada em Pedagogia e Especialização em Educação Infantil Mestranda em Ciências da Educação da UNADES/Instituto Educainter. Fortaleza, Ceará, Brasil. Professora da Rede Pública Municipal de Caucaia, Ceará, Brasil.

Francisco José Paiva Vieira Pordeus, Instituto Educainter

Licenciado em Pedagogia Mestrando em Ciências da Educação da UNADES/Instituto Educainter. Fortaleza, Ceará, Brasil. Professor da Rede Pública Municipal de Caucaia, Ceará, Brasil.

Raphael Ferreira Bonifácio da Silva, Instituto Educainter

Licenciado em Pedagogia Mestrando em Ciências da Educação da UNADES/Instituto Educainter. Fortaleza, Ceará, Brasil. Professor da Rede Pública Municipal de Caucaia, Ceará, Brasil.

Alexsandro da Silva Souza, Instituto Educainter

Licenciatura em Pedagogia – UFPI Especialização: Especialização em Atendimento Educacional Especilaizado – AEE Mestrando em Ciências da Educação da UNADES/Instituto Educainter. Fortaleza, Ceará, Brasil. Professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Márcio André Silvestre, Instituto Educainter

Graduação em Pedagogia Especialização: Gestão e coordenação pedagógica / Psicopedagogia Mestrando em Ciências da Educação da UNADES/Instituto Educainter. Fortaleza, Ceará, Brasil. Professor da Rede Pública Municipal de São Gonçalo do Amarante, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-09-09

Como Citar

Silva, A. A. da, Silva, F. J., Pordeus, F. J. P. V., Silva, R. F. B. da, Souza, A. da S., & Silvestre, M. A. (2025). TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A APRENDIZAGEM . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1401–1417. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20955