TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20955Palavras-chave:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Aprendizagem. Educação.Resumo
A crescente digitalização da sociedade contemporânea transformou radicalmente os modos de produção, circulação e apropriação do conhecimento, impactando diretamente as práticas educacionais. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) apresentam-se como recursos capazes de potencializar aprendizagens significativas, promover colaboração e ampliar o acesso à informação. Entretanto, a ausência de infraestrutura adequada, a desigualdade de acesso e as limitações na formação docente configuram obstáculos à sua integração efetiva no ensino. Este artigo tem como objetivo geral analisar, a partir de revisão bibliográfica, o uso das TDICs como ferramentas de aprendizagem no contexto educacional contemporâneo. Adotou-se abordagem qualitativa, com base na análise de artigos publicados entre 2023 e 2025, à luz de autores como Castells, Lévy, Freire, Moran, Silva e Santaella. Os resultados evidenciam que as TDICs podem democratizar o acesso ao saber, fomentar a autoria e desenvolver competências digitais, desde que utilizadas de forma planejada e crítica. Conclui-se que seu uso pedagógico exige políticas públicas estruturantes, equidade no acesso, formação continuada de professores e metodologias centradas no estudante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY