PDCA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES

Autores

  • Simone Aparecida da Silva Grupo educacional Prominas
  • Antonia de Moraes Ferreira Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte
  • Camila Cardoso Rodrigues Rabello Faculdade Faculminas
  • Cássia Regina Alves de Oliveira União Cultural do Estado de São Paulo
  • Edinéia Carla da Silva Faculdade de Educação São Luís
  • Marcilene Pereira Souza Faculdade do Vale do Juruena
  • Solange dos Santos União Cultural do Estado de São Paulo
  • Wanessa Santos Coelho de Freitas Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20950

Palavras-chave:

PDCA. Prática pedagógica. Competência docente. Planejamento. Melhoria contínua.

Resumo

Este estudo analisou a aplicação do ciclo PDCA como ferramenta de gestão voltada à melhoria contínua das práticas pedagógicas e ao desenvolvimento de competências docentes. Partiu-se do seguinte problema: de que maneira o ciclo PDCA pode contribuir para a melhoria contínua das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento de competências docentes na contemporaneidade? O objetivo geral consistiu em investigar como o método PDCA pode auxiliar no aprimoramento do trabalho docente. A pesquisa teve natureza exclusivamente bibliográfica, utilizando autores que discutem educação, gestão pedagógica, ensino remoto e metodologias ativas. No desenvolvimento, foram abordadas as quatro etapas do ciclo PDCA – planejar, executar, verificar e agir – em diálogo com os desafios enfrentados no cenário educacional contemporâneo, com ênfase nas experiências do ensino remoto emergencial. Os achados indicaram que o PDCA, quando adaptado ao contexto educacional, favoreceu a organização do trabalho pedagógico, a tomada de decisões baseadas em evidências e o aprimoramento contínuo da atuação docente. Constatou-se que a metodologia contribuiu para fortalecer o planejamento intencional, a avaliação contínua e a ação pedagógica orientada por resultados. Concluiu-se que o uso do PDCA pode ser um recurso eficaz para promover práticas reflexivas e organizadas, sendo recomendado que estudos empíricos futuros explorem sua aplicação em contextos escolares reais.

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Biografia do Autor

Simone Aparecida da Silva, Grupo educacional Prominas

Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial Grupo educacional Prominas.

Antonia de Moraes Ferreira, Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte.

Camila Cardoso Rodrigues Rabello, Faculdade Faculminas

Pós-Graduada em Autismo, Faculdade Faculminas.

Cássia Regina Alves de Oliveira, União Cultural do Estado de São Paulo

Pós-Graduada em Psicopedagogia, União Cultural do Estado de São Paulo.

Edinéia Carla da Silva, Faculdade de Educação São Luís

Pós-Graduada em Psicomotricidade, Faculdade de Educação São Luís.

Marcilene Pereira Souza, Faculdade do Vale do Juruena

Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia, AJES - Faculdade do Vale do Juruena.

Solange dos Santos, União Cultural do Estado de São Paulo

Pós-Graduada em Psicopedagogia, UCESP-União Cultural do Estado de São Paulo (União Cultural e Educacional de Angeles).

Wanessa Santos Coelho de Freitas, Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte.

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

Silva, S. A. da, Ferreira, A. de M., Rabello, C. C. R., Oliveira, C. R. A. de, Silva, E. C. da, Souza, M. P., … Freitas, W. S. C. de. (2025). PDCA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 519–526. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20950