RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO QUANTO À AUSÊNCIA DE REGULAMENTAÇÃO DE APOSENTADORIA ESPECIAL AO ENFERMEIRO QUE TRABALHA PARA O ESTADO O AMAZONAS

Autores

  • Kleyanne de Castro Rodrigues Faculdade Boas Novas
  • Lucas Emanuel Bastos Polari Faculdade Boas Novas
  • Diego Monteiro Ferreira Faculdade Boas Novas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20934

Palavras-chave:

Aposentadoria Especial. Enfermeiro. Regime Próprio de Previdência - RPPS. Ausência de Regulamentação.

Resumo

A presente pesquisa visa apresentar e analisar à luz dos regimes próprios de previdência a falta de regulamentação de aposentadoria especial de enfermeiro servidor público do Estado do Amazonas. Esta falta de regulamentação é um entrave para a concessão desta aposentadoria especial do enfermeiro, servidor público do Estado do Amazonas.  O problema de pesquisa centra-se em demonstrar que a ausência de Lei Complementar, norma regulamentadora de direito, prejudica a concessão da atividade especial assim como o reconhecimento da atividade insalubre ou de risco pelo órgão gestor da previdência em âmbito Estatal e/ou pelo órgão gestor do hospital público do Amazonas uma vez que eximem-se da entrega de qualquer laudo ou perfil profissiográfico previdenciário - PPP. O foco é descrever as dificuldades encontradas por estes servidores da área de saúde, uma vez que tem seu direito à aposentadoria especial cerceado administrativamente ou judicialmente diante de tantas dificuldades encontradas na operacionalização da produção de prova para salvaguardar este direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleyanne de Castro Rodrigues, Faculdade Boas Novas

Mestranda em Business international pela must University,  especialista em direito social e previdenciário  pela Faveni Faculdade Venda Nova do imigrante, bacharelado em direito com ênfase em direito social e do trabalho pelas Faculdades integradas do tapajós. Atualmente é advogada especialista em direito previdenciário, trabalhista e empresarial e professora de ensino superior da Faculdade Boas Novas.

Lucas Emanuel Bastos Polari, Faculdade Boas Novas

Mestre em administração pela Universidade de fortaleza, graduado a nível de bacharelado em direito com ênfase em segurança pública pela Universidade Luterana do Brasil e graduado a nível de bacharelado em segurança pública e do cidadão pela Universidade do estado do amazonas com ênfase em gestão, especialização em gestão e docência do ensino superior, especialização em criminologia, especialização em penal e processo penal, mba em gestão financeira e contábil do setor público, especialização em polícia judiciária militar e mba em política, estratégia, defesa nacional e segurança pública.  Atualmente é 1 tenente (combatente) - polícia militar do amazonas e professor de ensino superior da Faculdade Boas Novas. 

Diego Monteiro Ferreira, Faculdade Boas Novas

Mestre graduado em administração pelo centro Universitário do norte com ênfase em administração financeira, mba profissional em comportamento organizacional, mba em gerenciamento de projetos, mba em gestão e estratégia empresarial e mba em gestão financeira, controladoria e auditoria. Atualmente é professor de ensino superior e coordenador do curso de administração da Faculdade Boas Novas. 

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

Rodrigues, K. de C., Polari, L. E. B., & Ferreira, D. M. (2025). RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO QUANTO À AUSÊNCIA DE REGULAMENTAÇÃO DE APOSENTADORIA ESPECIAL AO ENFERMEIRO QUE TRABALHA PARA O ESTADO O AMAZONAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1059–1070. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20934