FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO USO DO CHATGPT: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20931Palavras-chave:
Formação Inicial e Continuada. Inteligência Artificial na Educação. Prática Docente.Resumo
Este artigo trata da formação de professores para o uso do ChatGPT na prática docente, investigando desafios e possibilidades dessa ferramenta de inteligência artificial. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi realizado no Instituto de Física da UFMT com professores em exercício na Educação Básica e estudantes de licenciatura, com o objetivo de propor uma formação que permitisse aos participantes avaliarem um guia orientações prática que lhes auxiliasse no uso dessa ferramenta de inteligência artificial. A pesquisa justifica-se pela rápida adoção do ChatGPT, seu potencial disruptivo e a carência de formação adequada para docentes. A coleta de dados ocorreu em três etapas: exploração da ferramenta, formação online (com apresentação, fórum e oficina) e aplicação de um questionário após a formação. Os resultados mostram que, embora a maioria já conhecesse o ChatGPT, poucos o utilizavam com frequência, revelando insegurança quanto aos recursos. A formação contribuiu para ampliar a compreensão, reduzir o receio e estimular a integração da IA à prática docente. O guia foi avaliado como útil, organizado e claro. Conclui-se que o ChatGPT é uma ferramenta promissora para otimizar o tempo e explorar novas possibilidades pedagógicas, destacando-se a importância da formação continuada para um uso crítico e responsável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY