FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO USO DO CHATGPT: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20931

Palavras-chave:

Formação Inicial e Continuada. Inteligência Artificial na Educação. Prática Docente.

Resumo

Este artigo trata da formação de professores para o uso do ChatGPT na prática docente, investigando desafios e possibilidades dessa ferramenta de inteligência artificial. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi realizado no Instituto de Física da UFMT com professores em exercício na Educação Básica e estudantes de licenciatura, com o objetivo de propor uma formação que permitisse aos participantes avaliarem um guia orientações prática que lhes auxiliasse no uso dessa ferramenta de inteligência artificial. A pesquisa justifica-se pela rápida adoção do ChatGPT, seu potencial disruptivo e a carência de formação adequada para docentes. A coleta de dados ocorreu em três etapas: exploração da ferramenta, formação online (com apresentação, fórum e oficina) e aplicação de um questionário após a formação. Os resultados mostram que, embora a maioria já conhecesse o ChatGPT, poucos o utilizavam com frequência, revelando insegurança quanto aos recursos. A formação contribuiu para ampliar a compreensão, reduzir o receio e estimular a integração da IA à prática docente. O guia foi avaliado como útil, organizado e claro. Conclui-se que o ChatGPT é uma ferramenta promissora para otimizar o tempo e explorar novas possibilidades pedagógicas, destacando-se a importância da formação continuada para um uso crítico e responsável.

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Biografia do Autor

Caroline Auxiliadora Ribeiro de Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Ensino de Ciências Naturais, Universidade Federal de Mato Grosso.

Miguel Jorge Neto, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Física Ambiental  e Orientador. Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Moraes, C. A. R. de, & Jorge Neto, M. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO USO DO CHATGPT: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1324–1344. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20931