A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA

Autores

  • Nairalyn da Fonseca Gomes dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Elen Gomes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20929

Palavras-chave:

Educação Indígena. Necessidades Educacionais Específicas. Tupinambá de Olivença.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a inclusão de estudantes indígenas com necessidades específicas no Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença (CEITO) e em seu anexo na comunidade Mamão, investigando desafios, estratégias e impactos dessa prática. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo de caso com observação direta, entrevistas semiestruturadas com professores e uma anciã da comunidade. Os resultados revelam ausência de estratégias pedagógicas adequadas para os estudantes com necessidades específicas, prevalência de um modelo médico de compreensão da deficiência, escassez de recursos, falta de acessibilidade física e pedagógica e ausência de formação de professores. As ações inclusivas restringem-se a rodas de conversa e eventos culturais, sem efetiva acessibilidade curricular. As famílias, em alguns casos, apresentam resistência ao reconhecimento da deficiência, dificultando o processo de inclusão. Observou-se também que a valorização cultural do povo Tupinambá de Olivença, embora presente, não é acompanhada de práticas que garantam equidade e participação plena. Conclui-se que a efetivação de uma educação indígena inclusiva requer formação continuada de professores, atuação de equipe multidisciplinar, acessibilidade física e pedagógica, e estratégias culturalmente situadas que diminuam as barreiras dos estudantes com necessidades específicas.

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Biografia do Autor

Nairalyn da Fonseca Gomes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Estudante da Licenciatura Intercultural Indígena (LINTER), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Porto Seguro.

Elen Gomes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Orientadora- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Porto Seguro. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

Santos, N. da F. G. dos, & Pereira, E. G. (2025). A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2589–2604. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20929