A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20929Palavras-chave:
Educação Indígena. Necessidades Educacionais Específicas. Tupinambá de Olivença.Resumo
Esse artigo buscou analisar a inclusão de estudantes indígenas com necessidades específicas no Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença (CEITO) e em seu anexo na comunidade Mamão, investigando desafios, estratégias e impactos dessa prática. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo de caso com observação direta, entrevistas semiestruturadas com professores e uma anciã da comunidade. Os resultados revelam ausência de estratégias pedagógicas adequadas para os estudantes com necessidades específicas, prevalência de um modelo médico de compreensão da deficiência, escassez de recursos, falta de acessibilidade física e pedagógica e ausência de formação de professores. As ações inclusivas restringem-se a rodas de conversa e eventos culturais, sem efetiva acessibilidade curricular. As famílias, em alguns casos, apresentam resistência ao reconhecimento da deficiência, dificultando o processo de inclusão. Observou-se também que a valorização cultural do povo Tupinambá de Olivença, embora presente, não é acompanhada de práticas que garantam equidade e participação plena. Conclui-se que a efetivação de uma educação indígena inclusiva requer formação continuada de professores, atuação de equipe multidisciplinar, acessibilidade física e pedagógica, e estratégias culturalmente situadas que diminuam as barreiras dos estudantes com necessidades específicas.
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