PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS E CAMINHOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Madalena Roque da Silva Rodrigues Universidad Europea Del Atlántico
  • Marcia Andreia Gayardo UNEATLÂNTICO
  • José Pedro Costa UNEATLÂNTICO
  • Jaqueline Costa UNEATLÂNTICO
  • Rubia Vitoria Silva do Nascimento Michelon Faculdade UNINA
  • Nilce Salete Ferrari AJES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20926

Palavras-chave:

Inclusão. Alfabetização. Deficiência Intelectual. Formação Docente.

Resumo

Este artigo buscou analisar as práticas pedagógicas inclusivas na alfabetização de alunos com deficiência intelectual, refletindo sobre os desafios enfrentados pelas escolas e os caminhos possíveis na formação docente. O estudo caracterizou-se como pesquisa bibliográfica, fundamentada em livros, artigos científicos, dissertações e teses publicados prioritariamente nos últimos cinco anos, sem deixar de considerar autores clássicos da educação inclusiva. Foram consultadas bases de dados como SciELO, Google Acadêmico e Periódicos CAPES, utilizando descritores relacionados à alfabetização, inclusão e formação de professores.Os resultados evidenciaram que a alfabetização inclusiva é atravessada por obstáculos estruturais, como a ausência de preparo consistente dos docentes, a rigidez curricular e a falta de recursos acessíveis. Entretanto, também foram identificadas práticas pedagógicas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento dos alunos, como o uso da ludicidade, das tecnologias digitais, da flexibilização curricular e da avaliação centrada nos avanços individuais. A análise demonstrou que a formação inicial e continuada dos professores constitui-se como elemento decisivo para a construção de práticas inclusivas efetivas. Conclui-se que a alfabetização de alunos com deficiência intelectual não deve ser compreendida como tarefa isolada do professor, mas como responsabilidade coletiva, que envolve políticas públicas consistentes, apoio institucional e uma cultura escolar comprometida com a valorização da diversidade. Assim, reafirma-se que a inclusão é não apenas possível, mas necessária para consolidar uma escola democrática e transformadora.

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Biografia do Autor

Madalena Roque da Silva Rodrigues, Universidad Europea Del Atlántico

Graduando em Mestrado, Universidad Europea Del Atlántico. Florianópolis.

Marcia Andreia Gayardo, UNEATLÂNTICO

Mestrando em formação de professores, UNEATLÂNTICO, Espanha.

José Pedro Costa, UNEATLÂNTICO

Mestrando em formação de professores, UNEATLÂNTICO. Espanha.

Jaqueline Costa, UNEATLÂNTICO

Mestranda, UNEATLÂNTICO. Espanha.

Rubia Vitoria Silva do Nascimento Michelon, Faculdade UNINA

Pós-graduação em Administração Escolar (graduação em licenciatura em pedagogia), Faculdade UNINA.

Nilce Salete Ferrari, AJES

Pós-Graduação em: Neurociências e Aprendizagem/Psicopedagogia e Educação Infantil.  AJES.

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Rodrigues, M. R. da S., Gayardo, M. A., Costa, J. P., Costa, J., Michelon, R. V. S. do N., & Ferrari, N. S. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS E CAMINHOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1303–1315. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20926