A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Aliana Daveli de Oliveira Cristian Business School
  • Sandra Maria Daveli Sampaio Cristian Business School
  • Deise Santana da Luz Cristian Business School
  • Deise Santana da Luz Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20885

Palavras-chave:

Ludicidade. Educação infantil. Aprendizagem significativa. Desenvolvimento infantil. Pedagogia do brincar.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a importância do lúdico na Educação Infantil, destacando sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança. A infância é uma fase marcada por descobertas, experimentações e aprendizagens que ocorrem de forma intensa e contínua. Nesse processo, o brincar surge como elemento central na forma como a criança interage com o mundo, aprende e expressa sentimentos, desejos e pensamentos. O espaço da Educação Infantil, portanto, deve reconhecer e valorizar o lúdico não como um recurso secundário, mas como base estruturante da prática pedagógica. A pesquisa delimita-se à análise de como as práticas lúdicas são compreendidas e aplicadas no contexto educacional, considerando a valorização do brincar como instrumento pedagógico. O objetivo principal é refletir sobre o papel do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase nos fundamentos teóricos, nos benefícios para o desenvolvimento infantil e na atuação do educador. A pesquisa é de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada em autores da área da educação e documentos oficiais. Os resultados indicam que o lúdico favorece a aprendizagem significativa, o desenvolvimento social e emocional, e que sua efetividade depende do planejamento e da intencionalidade pedagógica. A proposta final é incentivar uma prática docente que reconheça o brincar como parte essencial do currículo da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aliana Daveli de Oliveira, Cristian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em AEE – Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra UNISERRA.​

Sandra Maria Daveli Sampaio, Cristian Business School

Mestranda em ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em Pedagogia Empresarial, Educação Especial e Inclusiva; Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni.

Deise Santana da Luz, Cristian Business School

Mestranda em ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e inspeção Escolar pela Faculdade Iguaçu; Pedagoga pela Universidade Federal de Rondonia – UNIR.

Deise Santana da Luz, Christian Business School

Mestranda em ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e inspeção Escolar pela Faculdade Iguaçu; Pedagoga pela Universidade Federal de Rondonia – UNIR.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Oliveira, A. D. de, Sampaio, S. M. D., Luz, D. S. da, Luz, D. S. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2180–2195. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20885