A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20885Palabras clave:
Ludicidade. Educação infantil. Aprendizagem significativa. Desenvolvimento infantil. Pedagogia do brincar.Resumen
Este artigo propõe uma reflexão sobre a importância do lúdico na Educação Infantil, destacando sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança. A infância é uma fase marcada por descobertas, experimentações e aprendizagens que ocorrem de forma intensa e contínua. Nesse processo, o brincar surge como elemento central na forma como a criança interage com o mundo, aprende e expressa sentimentos, desejos e pensamentos. O espaço da Educação Infantil, portanto, deve reconhecer e valorizar o lúdico não como um recurso secundário, mas como base estruturante da prática pedagógica. A pesquisa delimita-se à análise de como as práticas lúdicas são compreendidas e aplicadas no contexto educacional, considerando a valorização do brincar como instrumento pedagógico. O objetivo principal é refletir sobre o papel do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase nos fundamentos teóricos, nos benefícios para o desenvolvimento infantil e na atuação do educador. A pesquisa é de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada em autores da área da educação e documentos oficiais. Os resultados indicam que o lúdico favorece a aprendizagem significativa, o desenvolvimento social e emocional, e que sua efetividade depende do planejamento e da intencionalidade pedagógica. A proposta final é incentivar uma prática docente que reconheça o brincar como parte essencial do currículo da Educação Infantil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY