A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Aliana Daveli de Oliveira Cristian Business School
  • Sandra Maria Daveli Sampaio Cristian Business School
  • Deise Santana da Luz Cristian Business School
  • Deise Santana da Luz Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20885

Palabras clave:

Ludicidade. Educação infantil. Aprendizagem significativa. Desenvolvimento infantil. Pedagogia do brincar.

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão sobre a importância do lúdico na Educação Infantil, destacando sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança. A infância é uma fase marcada por descobertas, experimentações e aprendizagens que ocorrem de forma intensa e contínua. Nesse processo, o brincar surge como elemento central na forma como a criança interage com o mundo, aprende e expressa sentimentos, desejos e pensamentos. O espaço da Educação Infantil, portanto, deve reconhecer e valorizar o lúdico não como um recurso secundário, mas como base estruturante da prática pedagógica. A pesquisa delimita-se à análise de como as práticas lúdicas são compreendidas e aplicadas no contexto educacional, considerando a valorização do brincar como instrumento pedagógico. O objetivo principal é refletir sobre o papel do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase nos fundamentos teóricos, nos benefícios para o desenvolvimento infantil e na atuação do educador. A pesquisa é de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada em autores da área da educação e documentos oficiais. Os resultados indicam que o lúdico favorece a aprendizagem significativa, o desenvolvimento social e emocional, e que sua efetividade depende do planejamento e da intencionalidade pedagógica. A proposta final é incentivar uma prática docente que reconheça o brincar como parte essencial do currículo da Educação Infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aliana Daveli de Oliveira, Cristian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em AEE – Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra UNISERRA.​

Sandra Maria Daveli Sampaio, Cristian Business School

Mestranda em ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em Pedagogia Empresarial, Educação Especial e Inclusiva; Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni.

Deise Santana da Luz, Cristian Business School

Mestranda em ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e inspeção Escolar pela Faculdade Iguaçu; Pedagoga pela Universidade Federal de Rondonia – UNIR.

Deise Santana da Luz, Christian Business School

Mestranda em ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e inspeção Escolar pela Faculdade Iguaçu; Pedagoga pela Universidade Federal de Rondonia – UNIR.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Publicado

2025-09-16

Cómo citar

Oliveira, A. D. de, Sampaio, S. M. D., Luz, D. S. da, Luz, D. S. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2180–2195. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20885