A LEITURA DE HISTÓRIAS INFANTIS PARA A MELHORIA DO BEM-ESTAR EMOCIONAL E DAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS

Autores

  • Isabel Sofia Calvário Correia UNIB
  • Daniela Baumann Chamas Universidade Internacional Iberoamerica

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20884

Palavras-chave:

Literatura infantil. Bem-estar emocional. Aprendizagem.

Resumo

Apresenta-se aqui, uma discussão importante acerca da infância, ressaltando o valor da leitura infantil na formação de futuros leitores, e o quanto é relevante, o incentivo das instituições para o crescimento de indivíduos críticos, de leitores competentes e adultos emocionalmente mais saudáveis. Tem como objetivo geral verificar os efeitos da leitura de histórias infantis de conteúdo positivo no estado emocional das crianças e suas aprendizagens. Os participantes da pesquisa serão crianças de 5 e 6 anos e professores de uma creche/orfanato de Goiás. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, neste artigo, baseando-se na modalidade de pesquisa conhecida como estado da arte ou estado do conhecimento. Os instrumentos de pesquisa serão: observação, aplicação de sequência didática, questionário e análise de desenhos livres. Para a técnica de coleta de dados serão analisados a partir de um tratamento estatístico descritivo, onde os resultados serão catalogados, tabulados e transformados em gráficos e tabelas de forma a elucidar o tema da pesquisa. Utilizaremos a análise de conteúdo para tratar dos dados da pesquisa apresentado por Bardin (2004). Os resultados esperados centram-se em comprovar que a leitura de histórias de conteúdo positivo e edificante terá a capacidade de alterar positivamente o estado emocional da criança e, com isso, melhorar o conhecimento no processo ensino aprendizagem. Conclui-se que ao ouvirem histórias com conteúdos positivos as crianças apresentam melhoras nas suas aprendizagens, nos relacionamentos, no modo de se comportar consigo e com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Sofia Calvário Correia, UNIB

Professora na UNIB - Universidad Internacional Iberoamericana do México. Doutora em Literaturas e Culturas Românticas pela Universidade do Porto.  Faculdade de Letras, Mestra em Literaturas Românticas pela Universidade de Lisboa Faculdade de Letras e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras. É Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Coimbra da Escola Superior de Educação de Coimbra e Investigadora Colaboradora no Instituto Politécnico do Porto, Centro de Investigação e Inovação em Educação. Professora na UNIB - Universidad Internacional Iberoamericana do México.

Daniela Baumann Chamas, Universidade Internacional Iberoamerica

Doutoranda em Educação pela Universidade Internacional Iberoamerica- UNIB, MX. Doutoranda em Ciência da Educação pela Christian Business School. Mestre em Educação pela Universidad Del Atlântico na Espanha. Especialista em Direito Penal. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Literatura Infantil pela FAVENI. Bacharel em Direito e Pedagoga. Escritora de Literatura Infantil.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Correia, I. S. C., & Chamas, D. B. (2025). A LEITURA DE HISTÓRIAS INFANTIS PARA A MELHORIA DO BEM-ESTAR EMOCIONAL E DAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 698–709. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20884