A LEITURA DE HISTÓRIAS INFANTIS PARA A MELHORIA DO BEM-ESTAR EMOCIONAL E DAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20884Palabras clave:
Literatura infantil. Bem-estar emocional. Aprendizagem.Resumen
Apresenta-se aqui, uma discussão importante acerca da infância, ressaltando o valor da leitura infantil na formação de futuros leitores, e o quanto é relevante, o incentivo das instituições para o crescimento de indivíduos críticos, de leitores competentes e adultos emocionalmente mais saudáveis. Tem como objetivo geral verificar os efeitos da leitura de histórias infantis de conteúdo positivo no estado emocional das crianças e suas aprendizagens. Os participantes da pesquisa serão crianças de 5 e 6 anos e professores de uma creche/orfanato de Goiás. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, neste artigo, baseando-se na modalidade de pesquisa conhecida como estado da arte ou estado do conhecimento. Os instrumentos de pesquisa serão: observação, aplicação de sequência didática, questionário e análise de desenhos livres. Para a técnica de coleta de dados serão analisados a partir de um tratamento estatístico descritivo, onde os resultados serão catalogados, tabulados e transformados em gráficos e tabelas de forma a elucidar o tema da pesquisa. Utilizaremos a análise de conteúdo para tratar dos dados da pesquisa apresentado por Bardin (2004). Os resultados esperados centram-se em comprovar que a leitura de histórias de conteúdo positivo e edificante terá a capacidade de alterar positivamente o estado emocional da criança e, com isso, melhorar o conhecimento no processo ensino aprendizagem. Conclui-se que ao ouvirem histórias com conteúdos positivos as crianças apresentam melhoras nas suas aprendizagens, nos relacionamentos, no modo de se comportar consigo e com o outro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY