PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NO ESPECTRO AUTISTA: A REALIDADE NO INFANTIL II NO C.E.I. SÃO VICENTE DE PAULO, EM FORTALEZA, CEARÁ, 2025
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20874Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista. Educação especial. Ensino-aprendizagem. Escola pública. Educação infantil.Resumo
O objetivo do presente trabalho, que é um recorte de uma Dissertação de Mestrado, é apresentar a relevância do processo de ensino-aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no nível de Infantil II em uma escola pública. Assume-se como objetivos específicos: a) Compreender os conceitos, a evolução histórica e os desafios da Educação Especial no contexto brasileiro; b) Analisar o processo de aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista e as abordagens pedagógicas eficazes e c) Investigar como o ensino-aprendizagem de crianças com TEA é abordado nas escolas públicas, destacando as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados. Como pergunta de partida, assume-se: o educador de Educação Infantil compreende, devidamente, o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista no contexto da escola pública? A hipótese que norteia esta pesquisa é: o educador que compreende o processo de ensino-aprendizagem do aluno com espectro autista pode auxiliar a criança em sua predisposição em aprender no contexto do Infantil II na escola pública. O referencial teórico está estruturado em três tópicos. No primeiro, intitulado “Educação Especial”, são abordadas as conceitualizações relevantes sobre a educação especial, sua evolução histórica no Brasil e os desafios enfrentados no ensino especializado. No segundo, “A Aprendizagem da Criança com Transtorno do Espectro Autista”, a pesquisa se debruça sobre a presença da criança com TEA na sala de aula, analisa as abordagens pedagógicas e estratégias de ensino eficazes, além de discutir os desafios didático-pedagógicos relacionados ao autismo. O terceiro, “Processo Ensino-Aprendizagem da Criança com Espectro Autista na Escola Pública”, apresenta o contexto da escola pública na educação especial, o trabalho pedagógico desenvolvido com a criança autista e como a escola pública pode se consolidar como um espaço de aprendizagem para esses alunos. A metodologia caracteriza-se por uma pesquisa de campo, com uma descrição detalhada da instituição investigada, dos sujeitos participantes da pesquisa — professores da educação infantil — e dos instrumentos de coleta de dados utilizados. A análise dos resultados visa compreender como o processo de ensino-aprendizagem da criança com TEA tem sido desenvolvido no contexto da escola pública, com ênfase no Infantil II. Conclui-se que a formação e a sensibilidade do educador frente às necessidades específicas da criança com autismo são fatores fundamentais para promover uma aprendizagem significativa, sendo necessário reconhecer os desafios da prática pedagógica e buscar estratégias inclusivas que respeitem as particularidades de cada aluno.
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