O SUPERVISOR ESCOLAR E O SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20873Palavras-chave:
Supervisão escolar. Educação Infantil. Formação docente. Práticas pedagógicas. Qualidade educacional.Resumo
A supervisão escolar tem assumido um papel estratégico no contexto da Educação Infantil, deixando de ser apenas um agente burocrático para tornar-se um elo entre gestão, professores e o processo de aprendizagem das crianças. Este estudo tem como objetivo analisar o papel do supervisor escolar na Educação Infantil, destacando sua importância na mediação das práticas pedagógicas e no fortalecimento da qualidade educacional dessa etapa. A pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, baseou-se em livros, artigos científicos, dissertações e documentos legais que tratam da temática. Os resultados apontam que, embora existam estudos sobre a supervisão escolar, há escassez de produções específicas voltadas à sua atuação na Educação Infantil. Além disso, os achados evidenciam que o supervisor atua como articulador de ações formativas, mediador entre as etapas da educação básica, apoiador da prática docente e promotor da continuidade dos processos educativos, especialmente na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Conclui-se que é necessário valorizar a presença do supervisor nesse segmento, promovendo práticas reflexivas e integradas que atendam às singularidades da infância e favoreçam o desenvolvimento integral da criança.
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