O SUPERVISOR ESCOLAR E O SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Lucineide Ferreira dos Santos Faculdade Plus Dragão do Mar

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20873

Palavras-chave:

Supervisão escolar. Educação Infantil. Formação docente. Práticas pedagógicas. Qualidade educacional.

Resumo

A supervisão escolar tem assumido um papel estratégico no contexto da Educação Infantil, deixando de ser apenas um agente burocrático para tornar-se um elo entre gestão, professores e o processo de aprendizagem das crianças. Este estudo tem como objetivo analisar o papel do supervisor escolar na Educação Infantil, destacando sua importância na mediação das práticas pedagógicas e no fortalecimento da qualidade educacional dessa etapa. A pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, baseou-se em livros, artigos científicos, dissertações e documentos legais que tratam da temática. Os resultados apontam que, embora existam estudos sobre a supervisão escolar, há escassez de produções específicas voltadas à sua atuação na Educação Infantil. Além disso, os achados evidenciam que o supervisor atua como articulador de ações formativas, mediador entre as etapas da educação básica, apoiador da prática docente e promotor da continuidade dos processos educativos, especialmente na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Conclui-se que é necessário valorizar a presença do supervisor nesse segmento, promovendo práticas reflexivas e integradas que atendam às singularidades da infância e favoreçam o desenvolvimento integral da criança.

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Biografia do Autor

Lucineide Ferreira dos Santos, Faculdade Plus Dragão do Mar

Especialista em Educação Infantil, Faculdade Plus Dragão do Mar.

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Publicado

2025-09-05

Como Citar

Santos, L. F. dos. (2025). O SUPERVISOR ESCOLAR E O SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 905–914. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20873