COMPETÊNCIA LEITORA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGENS HISTÓRICAS, TEÓRICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Marcelo Augusto Ribeiro
  • Virginia Mara Próspero da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20870

Palavras-chave:

Competência leitora. BNCC. Anos finais do ensino fundamental. Leitura. Práticas pedagógicas.

Resumo

Esse artigo buscou discutir o conceito de competência leitora e suas implicações para as práticas pedagógicas nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, fundamenta-se em documentos normativos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de referenciais teóricos essenciais, como Freire (1989), Solé (1998) e Soares (2004). O estudo explora o percurso histórico da noção de competência leitora, seu impacto nas políticas educacionais e as dificuldades enfrentadas pelos docentes para implementá-la efetivamente. Considera-se que uma abordagem interdisciplinar e inclusiva é fundamental para superar barreiras estruturais e promover a Competência Leitora para formação de sujeitos críticos e autônomos no ambiente escolar.

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Publicado

2025-09-01

Como Citar

Ribeiro, M. A., & Cunha, V. M. P. da. (2025). COMPETÊNCIA LEITORA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGENS HISTÓRICAS, TEÓRICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 206–218. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20870