RELAÇÕES FAMILIARES NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.20868Palavras-chave:
Autoestima. Relações familiares. Desenvolvimento. Aluno.Resumo
Este estudo trata das relações familiares no desenvolvimento do aluno no ensino fundamental II. O artigo refere-se ao Trabalho de Conclusão do Curso, Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Anchieta de Ensino Superior. A questão problema que norteou o estudo foi: de que forma a instabilidade afetiva familiar interfere no desenvolvimento do aluno do Ensino Fundamental II? Esta pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza descritiva. O objetivo geral pautou-se em avaliar as consequências da instabilidade emocional no desenvolvimento do aluno do Ensino Fundamental II. Objetivos específicos procuraram: identificar os fatores afetivos que interferem no desenvolvimento do aluno, compreender a importância da autoestima no desenvolvimento do aluno a partir da relação afetiva familiar e analisar as influências das tecnologias no cotidiano do aluno tanto na escola quanto na sua residência. O artigo teve como aporte teórico PIAGET (1984), MOYSES (2001) GOLEMAN (1995) E BOM SUCESSO (1999). Observou-se que a relação afetiva familiar do aluno interfere diretamente no desenvolvimento escolar, pois, é essa relação que lhe traz segurança, confiança, afeto e autoestima. Todo processo de ensino e aprendizagem do aluno ocorre de maneira saudável quando se há um acompanhamento e um suporte de sua família e de toda equipe pedagógica da escola que ele frequenta. As fases de amadurecimento do aluno até a chegada na vida adulta também precisam ser acompanhadas, sempre com muito afeto e diálogo, pois, são estas fases que o tornarão maduro o suficiente para buscar sua independência.
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