RELAÇÕES FAMILIARES NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Carina Nazareth Herrig FAESP
  • Vanessa Omizzollo de Medeiros UNIVALI
  • Diego da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.20868

Palavras-chave:

Autoestima. Relações familiares. Desenvolvimento. Aluno.

Resumo

Este estudo trata das relações familiares no desenvolvimento do aluno no ensino fundamental II. O artigo refere-se ao Trabalho de Conclusão do Curso, Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Anchieta de Ensino Superior. A questão problema que norteou o estudo foi: de que forma a instabilidade afetiva familiar interfere no desenvolvimento do aluno do Ensino Fundamental II? Esta pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza descritiva. O objetivo geral pautou-se em avaliar as consequências da instabilidade emocional no desenvolvimento do aluno do Ensino Fundamental II. Objetivos específicos procuraram: identificar os fatores afetivos que interferem no desenvolvimento do aluno, compreender a importância da autoestima no desenvolvimento do aluno a partir da relação afetiva familiar e analisar as influências das tecnologias no cotidiano do aluno tanto na escola quanto na sua residência. O artigo teve como aporte teórico PIAGET (1984), MOYSES (2001) GOLEMAN (1995) E BOM SUCESSO (1999). Observou-se que a relação afetiva familiar do aluno interfere diretamente no desenvolvimento escolar, pois, é essa relação que lhe traz segurança, confiança, afeto e autoestima. Todo processo de ensino e aprendizagem do aluno ocorre de maneira saudável quando se há um acompanhamento e um suporte de sua família e de toda equipe pedagógica da escola que ele frequenta. As fases de amadurecimento do aluno até a chegada na vida adulta também precisam ser acompanhadas, sempre com muito afeto e diálogo, pois, são estas fases que o tornarão maduro o suficiente para buscar sua independência.

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Biografia do Autor

Carina Nazareth Herrig, FAESP

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná – FAESP.

Vanessa Omizzollo de Medeiros, UNIVALI

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004), especialização em Psicomotricidade pela Faculdade de Ciências da Bahia (2010) e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI, membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação. Criadora na linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Aprendizagem. 

Diego da Silva

Docente Professor. Orientador. Formação acadêmica em Psicologia.

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Herrig, C. N., Medeiros, V. O. de, & Silva, D. da. (2025). RELAÇÕES FAMILIARES NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2876–2887. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.20868