ATIVIDADES PSICOMOTORAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20835Palavras-chave:
Atividades Psicomotoras. Saúde Mental. Transtorno do Espectro Autista. Psicomotricidade. Educação Física.Resumo
Esse artigo buscou investigar, por meio de revisão integrativa, de que forma as atividades psicomotoras contribuem para a promoção da saúde mental em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases Google Acadêmico, PubMed e MDPI, utilizando termos relacionados a “autism”, “mental health” e “psychomotor activities”. Selecionaram‑se estudos originais publicados entre janeiro de 2019 e dezembro de 2024, em inglês, espanhol ou português, com intervenções psicomotoras em crianças de até 12 anos diagnosticadas com TEA. Os achados demonstraram que intervenções psicomotoras, com frequência média de duas sessões semanais de 30 a 120 minutos, promovem melhorias em autorregulação, habilidades sociais e cognição. Observou‑se início de efeitos positivos a partir da 6.ª semana de intervenção. No entanto, predominaram métodos qualitativos ou mistos e houve escassez de estudos longitudinais e com amostras maiores. Conclui‑se que as práticas psicomotoras representam recurso promissor para o bem‑estar mental de crianças com TEA, mas é necessária maior robustez metodológica e investigação dos impactos a longo prazo.
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