ATIVIDADES PSICOMOTORAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Kelven Everton de Oliveira Sampaio IESB
  • Fabiane Alves Crispim IESB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20835

Palavras-chave:

Atividades Psicomotoras. Saúde Mental. Transtorno do Espectro Autista. Psicomotricidade. Educação Física.

Resumo

Esse artigo buscou investigar, por meio de revisão integrativa, de que forma as atividades psicomotoras contribuem para a promoção da saúde mental em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases Google Acadêmico, PubMed e MDPI, utilizando termos relacionados a “autism”, “mental health” e “psychomotor activities”. Selecionaram‑se estudos originais publicados entre janeiro de 2019 e dezembro de 2024, em inglês, espanhol ou português, com intervenções psicomotoras em crianças de até 12 anos diagnosticadas com TEA. Os achados demonstraram que intervenções psicomotoras, com frequência média de duas sessões semanais de 30 a 120 minutos, promovem melhorias em autorregulação, habilidades sociais e cognição. Observou‑se início de efeitos positivos a partir da 6.ª semana de intervenção. No entanto, predominaram métodos qualitativos ou mistos e houve escassez de estudos longitudinais e com amostras maiores. Conclui‑se que as práticas psicomotoras representam recurso promissor para o bem‑estar mental de crianças com TEA, mas é necessária maior robustez metodológica e investigação dos impactos a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelven Everton de Oliveira Sampaio, IESB

Bacharel em Educação Física - Centro Universitário IESB, Licenciado em Educação Física - Centro Universitário UniFECAF.

Fabiane Alves Crispim, IESB

Pedagoga, Psicóloga e Mestranda em Psicomotricidade pela Universidade da UEvora. Coordenadora e Professora da Pós em Psicomotricidade do Centro Universitário IESB.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Sampaio, K. E. de O., & Crispim, F. A. (2025). ATIVIDADES PSICOMOTORAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 836–848. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20835