REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20825Palavras-chave:
Representações sociais. Formação docente. Currículo. Licenciatura. Bacharelado.Resumo
O manuscrito discute os possíveis indícios de representações sociais acerca da formação de professores em Educação Física, a partir de uma análise das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Educação Física. Inicialmente, apresenta alguns indícios de representações sociais presentes nos processos de ancoragem e objetivação com a valorização do curso de Bacharelado e desvalorização da Licenciatura. Em seguida, apresenta como cada uma das etapas do currículo é evidenciado ao destacar os conteúdos de um determinado campo, trazem representações sociais que reforçam o campo do Bacharelado Educação Física, sobrepondo um campo ao outro. Finalmente, o estudo mostra que os processos de conformação do currículo da Educação Física têm caminhado no sentido de representações sociais que desvalorizam o campo da Licenciatura.
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