A LEITURA COMO ATO EMANCIPADOR: LITERATURA, ESCOLA E JUSTIÇA NA FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • Ana Rosinette Machado Lins de Lima Veni Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20781

Palavras-chave:

Leitura literária. Cultura digital. Inclusão social.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura literária na formação do leitor crítico e cidadão na sociedade digital. Diante das transformações tecnológicas que impactam os processos educacionais e culturais, a escola é desafiada a repensar suas práticas pedagógicas, promovendo o acesso à literatura por meio da mediação docente e do uso das tecnologias digitais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) reconhece a literatura como direito de todos e destaca sua dimensão humanizadora e formativa. Com base em pesquisa qualitativa e bibliográfica, o estudo analisa autores como Antônio Cândido, Paulo Freire e Tzvetan Todorov, e destaca iniciativas institucionais voltadas à democratização da leitura, especialmente ações promovidas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. A literatura é aqui compreendida como instrumento de inclusão, emancipação e desenvolvimento de competências críticas, sendo essencial para a consolidação de uma educação cidadã. O artigo também evidencia a importância das parcerias entre escola e instituições públicas como estratégia para ampliar o acesso ao livro e à leitura, especialmente para públicos em situação de vulnerabilidade. Assim, defende-se a literatura como ferramenta pedagógica e social, capaz de promover transformações significativas na formação de sujeitos ativos, sensíveis e comprometidos com uma sociedade mais justa e plural.

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Biografia do Autor

Ana Rosinette Machado Lins de Lima, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University.

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Publicado

2025-08-26

Como Citar

Lima, A. R. M. L. de, & Montenegro, R. K. A. (2025). A LEITURA COMO ATO EMANCIPADOR: LITERATURA, ESCOLA E JUSTIÇA NA FORMAÇÃO CIDADÃ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2869–2887. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20781