COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA DE TECNOLOGIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Jorge Luiz Pereira Correia World University Ecumenical https://orcid.org/0009-0007-6977-2497
  • Zulima Rodrigues de Moura Silva World University Ecumenical
  • Ian Vinicius Galdino Timoteo da Silva Estácio
  • Marcia Maria Silva de Melo World University Ecumenical
  • Amanda Padilha de Oliveira World University Ecumenical
  • Francisco das Chagas Amador World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20775

Palavras-chave:

Competências digitais. Educação básica. Inteligência artificial. Formação docente.

Resumo

A integração pedagógica das tecnologias digitais e da Inteligência Artificial (IA) na educação básica tem se consolidado como um dos principais desafios do século XXI. Este artigo apresenta uma revisão narrativa da literatura, fundamentada na análise de 41 documentos nacionais e internacionais publicados entre 2008 e 2025, visando identificar os principais obstáculos, estratégias e potencialidades relacionados ao desenvolvimento das competências digitais docentes. Os resultados apontam que a formação inicial e continuada dos professores permanece como eixo central, frequentemente limitada por abordagens instrumentais e desarticuladas da realidade escolar. Questões estruturais, como precariedade de infraestrutura e desigualdades regionais, também se configuram como barreiras recorrentes, enquanto experiências inovadoras durante a pandemia de Covid-19 evidenciaram fragilidades e possibilidades de reinvenção pedagógica. A literatura destaca ainda o potencial da (IA) para personalizar o ensino, automatizar processos administrativos e ampliar a inclusão, ao mesmo tempo em que alerta para riscos éticos relacionados à privacidade, transparência algorítmica e equidade. Conclui-se que a consolidação de ecossistemas de inovação pedagógica exige políticas públicas integradas, apoio institucional e protagonismo docente, ao passo que futuras pesquisas devem aprofundar análises empíricas em escolas públicas, investigações longitudinais e comparações internacionais capazes de contextualizar os desafios e avanços do Brasil no cenário global.

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Biografia do Autor

Jorge Luiz Pereira Correia, World University Ecumenical

Doutor em Ciências da Educação pela World University Ecumenical (WUE), com diploma revalidado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Orcid: http://orcid.org/0009-0007-6977-2497.

Zulima Rodrigues de Moura Silva, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação World University Ecumenical (WUE). 

Ian Vinicius Galdino Timoteo da Silva, Estácio

Graduando em Ciência da Computação (Estácio). 

Marcia Maria Silva de Melo, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação da World University Ecumenical (WUE). 

Amanda Padilha de Oliveira, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação da World University Ecumenical (WUE).

Francisco das Chagas Amador, World University Ecumenical

Mestrando em Ciências da Educação da World University Ecumenical (WUE).

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Publicado

2025-08-27

Como Citar

Correia, J. L. P., Silva, Z. R. de M., Silva, I. V. G. T. da, Melo, M. M. S. de, Oliveira, A. P. de, & Amador, F. das C. (2025). COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA DE TECNOLOGIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 3087–3098. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20775