COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA DE TECNOLOGIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20775Palavras-chave:
Competências digitais. Educação básica. Inteligência artificial. Formação docente.Resumo
A integração pedagógica das tecnologias digitais e da Inteligência Artificial (IA) na educação básica tem se consolidado como um dos principais desafios do século XXI. Este artigo apresenta uma revisão narrativa da literatura, fundamentada na análise de 41 documentos nacionais e internacionais publicados entre 2008 e 2025, visando identificar os principais obstáculos, estratégias e potencialidades relacionados ao desenvolvimento das competências digitais docentes. Os resultados apontam que a formação inicial e continuada dos professores permanece como eixo central, frequentemente limitada por abordagens instrumentais e desarticuladas da realidade escolar. Questões estruturais, como precariedade de infraestrutura e desigualdades regionais, também se configuram como barreiras recorrentes, enquanto experiências inovadoras durante a pandemia de Covid-19 evidenciaram fragilidades e possibilidades de reinvenção pedagógica. A literatura destaca ainda o potencial da (IA) para personalizar o ensino, automatizar processos administrativos e ampliar a inclusão, ao mesmo tempo em que alerta para riscos éticos relacionados à privacidade, transparência algorítmica e equidade. Conclui-se que a consolidação de ecossistemas de inovação pedagógica exige políticas públicas integradas, apoio institucional e protagonismo docente, ao passo que futuras pesquisas devem aprofundar análises empíricas em escolas públicas, investigações longitudinais e comparações internacionais capazes de contextualizar os desafios e avanços do Brasil no cenário global.
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