O ENSINO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO EDUCANDO: PERSPECTIVAS SOCIAIS E ECONÔMICAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20773Palavras-chave:
Educação. Ensino. Matemática. Cotidiano e Aluno.Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar como a prática matemática está presente em todos os grupos socioculturais que desenvolvem e utilizam habilidades de cálculo. Ainda aborda que o ensino da matemática desenvolve uma ampla capacidade de atender às necessidades cotidianas de questões sociais que se integram ao mercado de trabalho objetivando compreender como o ensino de matemática resgata o posicionamento científico sobre o uso cotidiano de cálculos por pessoas que desenvolvem atividades laborais nas ruas. Abordando os métodos utilizados como o recorte de amostra da pesquisa foi de 100% nas entrevistas semiestruturadas e de 50% no grupo focal. Neste estudo Observou-se que 90% dos educandos do Colégio Estadual Visconde de Mauá, do ensino fundamental II educação básica, 9 ano entre 15 a 18 anos, no período de 2014 a 2015 relataram utilizar a matemática em sua atividade laboral como trabalhadores justos, o que é corroborado por 77,8% dos professores. Para a maioria dos docentes e alunos, a visão do ensino de matemática é tradicional. Observa-se uma média de 58,33% de acertos em cálculos matemáticos, embora o ensino da matemática não tenha uma postura científica. Os achados deste estudo mostram que o ensino da matemática no uso cotidiano de educandos que desenvolvem atividades laborais nas ruas utilizam os cálculos como um método altamente cientifico e importante para o desenvolvimento do seu labor. A pesquisa buscou focar principalmente na abordagem do ensino de matemática de forma clara e objetiva. O trabalho informal é caracterizado pela sua natureza, como o exercido por ambulantes e vendedores ambulantes no entorno da comunidade do Bairro São Cristovão localizado em Salvador no Estado da Bahia onde está localizada a escola em Estudo. Esta pesquisa visa compreender a importância e a aplicação desses conhecimentos matemáticos levando em consideração o grupo social estudado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY