A CONTRIBUIÇÃO DA ANDRAGOGIA PARA O ENSINO EM ESPECIAL O SUPERIOR: UMA BREVE REVISÃO LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20752Palavras-chave:
Andragogia. Ensino Superior. Revisão literária.Resumo
A andragogia, uma vertente essencial da educação, emerge para delinear as práticas pedagógicas dos educadores originais ao ensino de adultos. Este artigo visa enfatizar as contribuições da Andragogia na prática pedagógica de uma professora em um Curso de Pedagogia em Recife (PE). Este trabalho enfatiza que as práticas andragógicas do docente investigadas do Curso de Pedagogia fundamentam-se nas experiências e conhecimentos prévios dos alunos.O objetivo é integrar as vivências e conhecimentos empíricos desses estudantes com suas metas pessoais e/ou profissionais. A Andragogia é reconhecida por sua contribuição às práticas pedagógicas dos docentes do Curso de Pedagogia, promovendo a corresponsabilidade entre educadores e estudantes pelo ensino e pela aprendizagem. A consequência dessa prática pedagógica é integrar os conhecimentos prévios para o desenvolvimento holístico desses indivíduos. A pesquisa teve natureza qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados uma entrevista com um docente de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Recife, fundamentando-se na análise de conteúdo de Bardin (1997). Os autores que também apresentam para a fundamentação teórica deste artigo incluem Freire (1998), Knowles (2009) e Oliveira (2007). Dessa forma, as necessidades e os objetivos dos indivíduos como estudantes adultos, que possuem particularidades, são levados em conta, conforme os princípios da Andragogia.
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