EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS ENTRAVES À ACESSIBILIDADE NO CONVÍVIO ESCOLAR E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20749Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Entraves. Discriminação.Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar que a educação Inclusiva é um tema presente nos debates atuais na educação, nos últimos anos, provocado por vários seguimentos da sociedade civil organizada, em busca de qualificar o debate, em prol de uma proposta inclusiva e de qualidade, portanto acessível. Ainda apresenta os desafios para diminuir as desigualdades sociais para a inclusão. No campo educacional, as pesquisas, e estudos realizados apontam avanços quanto ao investimento público na educação nos últimos anos, contudo, é pouco se compararmos com os investimentos feitos ao longo da história da educação. Neste artigo se investigou questões pertinentes como: quais os entraves à acessibilidade no convívio escolar e na prática pedagógica, a luz de uma educação inclusiva. Neste sentido a investigação foi com o objetivo de analisar como é compreendida a Educação Inclusiva, bem como, evidenciar o conflito existente e apontar alternativas positivas que facilite uma atitude e prática pedagógica Inclusiva na rede de ensino de uma escola em Brasilia - DF. Desta forma, utilizou-se investigação bibliográfica e de campo sobre a luz do método científico indutivo na metodologia qualitativa. E através de entrevistas, relatos pessoais, e observação. Além de analisar a formação continuada na área especifica de educação inclusiva, a falta de condições estruturais e ambientais, falta de material didático e de metodologia como entraves, que dificultam a inclusão de muitos alunos, em especial os que necessitam da educação especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY