O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ALICERCE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO POTENCIAL INFANTIL

Autores

  • Aglaunice Fatima da Silva Rede de ensino Municipal de Cáceres
  • Kamilla Patrícia Ferreira Justiniano de Almeida Rede de ensino Municipal de Cáceres
  • Silvana Pirinetti da Silva Rede de ensino Municipal de Cáceres
  • Rosecley Aparecida Magalhães Severino Silvana Rede de ensino Municipal de Cáceres
  • Walkíria Paulina da Silva Rede de ensino Municipal de Cáceres

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20682

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Infância. Atividades pedagógicas. Educação pré-escolar.

Resumo

Ao trabalhar com a psicomotricidade, o educador passa a compreender os limites e as necessidades individuais de cada criança, por meio da observação constante do comportamento, da interação e de outros aspectos manifestados durante as atividades pedagógicas. Dessa forma, a avaliação torna-se um processo contínuo e integrado à prática educativa. É imprescindível respeitar o tempo próprio de desenvolvimento de cada criança, promovendo a construção de valores e incentivando a exploração motora desde os primeiros anos de vida. A proposta pedagógica também possibilita a identificação precoce de dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Nesse sentido, a participação efetiva e o entendimento dos pais são fundamentais para que a criança desenvolva autoconfiança e segurança no seu processo de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aglaunice Fatima da Silva, Rede de ensino Municipal de Cáceres

Especialização em psicopedagogia clínica e institucional; professora da rede de ensino municipal de cáceres-MT. 

Kamilla Patrícia Ferreira Justiniano de Almeida, Rede de ensino Municipal de Cáceres

Especialização em educação infantil e anos iniciais-professora na Rede de ensino Municipal de Cáceres - MT. 

Silvana Pirinetti da Silva, Rede de ensino Municipal de Cáceres

Especialização   em psicopedagogia clinica e institucional; professora na Rede de ensino Municipal de Cáceres - MT. 

Rosecley Aparecida Magalhães Severino Silvana, Rede de ensino Municipal de Cáceres

Especialização em libras e neuro psicopedagogia clínico e institucional-professora na Rede de ensino Municipal de Cáceres - MT. 

Walkíria Paulina da Silva, Rede de ensino Municipal de Cáceres

Especialização em "lato sensu" em educação infantil - práticas na sala de aula- professora na Rede de ensino Municipal de Cáceres - MT.   

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Silva, A. F. da, Almeida, K. P. F. J. de, Silva, S. P. da, Silvana, R. A. M. S., & Silva, W. P. da. (2025). O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ALICERCE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO POTENCIAL INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2033–2041. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20682