O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ALICERCE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO POTENCIAL INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20682Palabras clave:
Desenvolvimento. Infância. Atividades pedagógicas. Educação pré-escolar.Resumen
Ao trabalhar com a psicomotricidade, o educador passa a compreender os limites e as necessidades individuais de cada criança, por meio da observação constante do comportamento, da interação e de outros aspectos manifestados durante as atividades pedagógicas. Dessa forma, a avaliação torna-se um processo contínuo e integrado à prática educativa. É imprescindível respeitar o tempo próprio de desenvolvimento de cada criança, promovendo a construção de valores e incentivando a exploração motora desde os primeiros anos de vida. A proposta pedagógica também possibilita a identificação precoce de dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Nesse sentido, a participação efetiva e o entendimento dos pais são fundamentais para que a criança desenvolva autoconfiança e segurança no seu processo de desenvolvimento.
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