BEBÊS REBORN COMO OBJETOS TRANSICIONAIS: VÍNCULOS AFETIVOS, INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS E IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20665

Palavras-chave:

Bebês reborn. Objeto transicional. Teoria do apego. Doll therapy. Demência.

Resumo

Este estudo analisa criticamente a literatura científica sobre bebês reborn como objetos de vínculo emocional e recursos terapêuticos, investigando mecanismos psicológicos subjacentes e implicações para prática clínica contemporânea. Trata-se de revisão bibliográfica narrativa e qualitativa que examina fundamentação teórica, evidências empíricas e controvérsias éticas associadas ao uso destes artefatos hiperrealistatas. A metodologia baseou-se em busca sistemática em bases confiáveis incluindo Google Scholar, Periódicos CAPES, SciELO e PubMed, utilizando palavras-chave específicas e periodização entre 2000 e 2025. Os resultados demonstram convergência entre teoria do apego bowlbyana e conceito winnicottiano de objeto transicional, evidenciando que bebês reborn ativam sistemas comportamentais de cuidado preservados mesmo em condições neurodegenerativas. Ensaios clínicos randomizados e meta-análise confirmam eficácia terapêutica significativa em populações geriátricas com demência, incluindo redução de sintomas comportamentais e psicológicos, diminuição do uso de psicotrópicos e melhora da qualidade de vida de cuidadores. Dimensões socioculturais revelam papéis importantes na reconstrução de identidades maternas e elaboração de processos de luto. Controvérsias éticas emergem relacionadas à infantilização, dignidade humana e consentimento informado em populações vulneráveis. O trabalho confirma legitimidade científica dos bebês reborn como recursos terapêuticos promissores, desde que implementados dentro de frameworks bioéticos rigorosos que preservem autonomia e dignidade dos participantes.

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Biografia do Autor

Gecineide Rodrigues de Lima, Christian Business School

Especialização em Gestão Escolar pela FUNESO - PE e Educação Especial pela Faculdade Estácio de Sá -PE- Cursando Mestrado em Ciências da Educação pela Christian Business School.

Diogenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutorado em Biologia – UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

 

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Publicado

2025-08-16

Como Citar

Lima, G. R. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). BEBÊS REBORN COMO OBJETOS TRANSICIONAIS: VÍNCULOS AFETIVOS, INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS E IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1574–1583. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20665