RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL EM AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20653Resumo
O artigo de Brandalise (2019) apresenta uma avaliação parcial do Projeto CONECTADOS, desenvolvido em escolas públicas do Paraná no ano de 2016, com o objetivo de integrar Tecnologias da informação e comunicação (TIC) às práticas pedagógicas escolares. A pesquisa se insere no campo da avaliação de políticas públicas educacionais e adotou como referencial teórico a teoria da política em ação de Ball, Maguire e Braun (2012), além da abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1992).
A escolha do artigo justifica-se por sua significativa contribuição ao campo da avaliação de políticas públicas educacionais, especialmente no que tange à inserção das TICs no ambiente escolar. O estudo se destaca por articular uma abordagem teórico-metodológica, centrada na teoria da atuação política e no ciclo de políticas, com uma análise empírica da implementação do Projeto CONECTADOS em escolas públicas do Paraná. Ao compreender a política como um processo de tradução e reinterpretação no contexto da prática, a autora oferece subsídios para pesquisadores, gestores e formuladores de políticas interessados em compreender os efeitos reais das ações governamentais nos espaços institucionais da educação.
Na introdução, foi abordada a temática da política educacional, como ocorre a instituição dos programas e projetos nessa área. O texto está organizado em três partes: a primeira, com a política proposta para inserção das TICs nas escolas públicas paranaenses via Projeto CONECTADOS; a segunda, com os pressupostos da teoria da política em ação ou da atuação política e do ciclo de políticas para análise e avaliação de políticas, programas e projetos educacionais; e a terceira, apresenta a análise da política em ação a partir dos dados empíricos coletados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY