RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL EM AÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20653

Resumen

O artigo de Brandalise (2019) apresenta uma avaliação parcial do Projeto CONECTADOS, desenvolvido em escolas públicas do Paraná no ano de 2016, com o objetivo de integrar Tecnologias da informação e comunicação (TIC) às práticas pedagógicas escolares. A pesquisa se insere no campo da avaliação de políticas públicas educacionais e adotou como referencial teórico a teoria da política em ação de Ball, Maguire e Braun (2012), além da abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1992).

A escolha do artigo justifica-se por sua significativa contribuição ao campo da avaliação de políticas públicas educacionais, especialmente no que tange à inserção das TICs no ambiente escolar. O estudo se destaca por articular uma abordagem teórico-metodológica, centrada na teoria da atuação política e no ciclo de políticas, com uma análise empírica da implementação do Projeto CONECTADOS em escolas públicas do Paraná. Ao compreender a política como um processo de tradução e reinterpretação no contexto da prática, a autora oferece subsídios para pesquisadores, gestores e formuladores de políticas interessados em compreender os efeitos reais das ações governamentais nos espaços institucionais da educação.

Na introdução, foi abordada a temática da política educacional, como ocorre a instituição dos programas e projetos nessa área. O texto está organizado em três partes: a primeira, com a política proposta para inserção das TICs nas escolas públicas paranaenses via Projeto CONECTADOS; a segunda, com os pressupostos da teoria da política em ação ou da atuação política e do ciclo de políticas para análise e avaliação de políticas, programas e projetos educacionais; e a terceira, apresenta a análise da política em ação a partir dos dados empíricos coletados.

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Biografía del autor/a

Marina Oliveira Malta, Centro Universitário de Maceió

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário de Maceió - UNIMA/AL, taxista CAPES/PROSUP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduação latu senso em Ludicidade e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Iguaçu. Pós-graduação latu senso em "Educação Especial Inclusiva" pela Faculdade UNYLEYA. Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Sergipe. Graduação em Letras Português pela Faculdade UNYLEYA. Professora efetiva do Estado de Sergipe atuante na educação básica desde 2010.  Orcid: https://orcid.org/0009-0007-7367-8508

Publicado

2025-08-13

Cómo citar

Malta, M. O. (2025). RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL EM AÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1138–1143. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20653