TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Fabiano Antunes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Gabriel Penna Firme de Melo São Luís University – SLU
  • Janaina de Lima Oliveira Must University
  • Rodrigo Anderson da Silva Kolosque Baena UDESC
  • Edenisia Siqueira Martins Cwikla Universidad Europea del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20652

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Inclusão Educacional. Escola Pública.

Resumo

Este artigo analisa o papel das tecnologias digitais como ferramenta de inclusão educacional na escola pública brasileira, considerando avanços, desafios e perspectivas para sua integração efetiva no cotidiano escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter bibliográfico, baseou-se na análise de estudos nacionais e internacionais publicados nos últimos cinco anos, além de documentos oficiais de organismos como UNESCO, UNICEF, OECD, INEP e NIC.br. Os resultados indicam que, embora tenha havido aumento significativo da conectividade nas escolas públicas, persistem desigualdades no acesso, na qualidade e na estabilidade da internet, especialmente em regiões vulneráveis. Observou-se que o potencial inclusivo das tecnologias digitais depende de fatores como infraestrutura adequada, formação docente contínua, desenvolvimento de recursos acessíveis e políticas públicas consistentes. Também se destacam experiências exitosas que, adaptadas à realidade local, promoveram maior participação e aprendizagem de estudantes com diferentes necessidades. Conclui-se que a tecnologia, quando utilizada de forma intencional e articulada, pode ampliar oportunidades e reduzir barreiras, desde que implementada como parte de um ecossistema integrado que una conectividade, práticas pedagógicas inclusivas e capacitação docente permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Antunes, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. Rosario – Asunción.

Gabriel Penna Firme de Melo, São Luís University – SLU

Mestrando em Ciências da Educação  pela São Luís University. Estado da Flórida – Estados Unidos.

Janaina de Lima Oliveira, Must University

Mestrando em Tecnologia Emergentes em educação pela Must University. Estados Unidos.

Rodrigo Anderson da Silva Kolosque Baena, UDESC

Mestre em educação inclusiva- UDESC.  Florianópolis / SC.

Edenisia Siqueira Martins Cwikla, Universidad Europea del Atlántico

Mestrando em Formação de professores. Universidad Europea del Atlántico – España. Cantabria, Espanha.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Como Citar

Antunes, F., Melo, G. P. F. de, Oliveira, J. de L., Baena, R. A. da S. K., & Cwikla, E. S. M. (2025). TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1256–1268. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20652