A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR ANTES, DURANTE E APÓS A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Jane Aparecida Lopes Duarte Veni Creator Christian University
  • Edio Rodolfo Pauli UNIJUÍ
  • Maria Pricila Miranda dos Santos UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20631

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino Híbrido. Educação Inclusiva. Pandemia. Deficiência Intelectual.

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) transcorreram no ensino público, com um foco especial nas escolas regulares e nas instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), antes, durante e após a pandemia da COVID-19. Utilizando uma abordagem qualitativa, que se baseia em declarações de professores e alunos através de entrevistas aplicadas nas cidades catarinenses de Barra Velha e Balneário Piçarras, o estudo analisa os percalços enfrentados, as adaptações que foram introduzidas nas práticas pedagógicas e as repercussões  que surgiram  no transcorrer desse período de transição. Além disso, busca compreender qual a maneira que as TICs ajudaram no ensino à distância e na educação inclusiva, especialmente no apoio a pessoas com deficiência intelectual. Os resultados destacam a necessidade urgente de políticas públicas que promovam a inclusão digital, a capacitação dos professores, a melhoria da infraestrutura escolar e o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras, garantindo assim o direito à educação de qualidade para todos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Aparecida Lopes Duarte, Veni Creator Christian University

Formada em Pedagogia em Educação Especial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Pós-graduação em; LIBRAS pela: Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC), Professora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Edio Rodolfo Pauli, UNIJUÍ

Filosofia, pela Universidade regional do noroeste do estado dorio grande do sul (UNIJUÍ), Pós-graduação em: Educação e tecnologia, pela Faculdade Dom bosco de Brasília, Gestão Escolar, pela Uniasselvi, sc Professor de ensino medio efetivo no estado de santa catarina

Maria Pricila Miranda dos Santos, UFPE

Doutora e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2025-08-16

Como Citar

Duarte, J. A. L., Pauli, E. R., & Santos, M. P. M. dos. (2025). A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR ANTES, DURANTE E APÓS A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1544–1573. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20631