A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR ANTES, DURANTE E APÓS A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20631Palabras clave:
Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino Híbrido. Educação Inclusiva. Pandemia. Deficiência Intelectual.Resumen
Este artigo tem como objetivo explorar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) transcorreram no ensino público, com um foco especial nas escolas regulares e nas instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), antes, durante e após a pandemia da COVID-19. Utilizando uma abordagem qualitativa, que se baseia em declarações de professores e alunos através de entrevistas aplicadas nas cidades catarinenses de Barra Velha e Balneário Piçarras, o estudo analisa os percalços enfrentados, as adaptações que foram introduzidas nas práticas pedagógicas e as repercussões que surgiram no transcorrer desse período de transição. Além disso, busca compreender qual a maneira que as TICs ajudaram no ensino à distância e na educação inclusiva, especialmente no apoio a pessoas com deficiência intelectual. Os resultados destacam a necessidade urgente de políticas públicas que promovam a inclusão digital, a capacitação dos professores, a melhoria da infraestrutura escolar e o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras, garantindo assim o direito à educação de qualidade para todos.
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