LUDICIDADE E MATEMÁTICA: O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Mônica Bezerra de Lima Uneatlantico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20628

Palavras-chave:

Jogos Educacionais. Matemática. Ludicidade.

Resumo

Esse artigo buscou compreender como os jogos educacionais podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da autonomia dos estudantes. Com base em uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, foram analisadas produções acadêmicas recentes que discutem o uso da ludicidade como estratégia pedagógica eficaz na sala de aula. Os resultados evidenciam que o uso de jogos favorece a participação ativa dos alunos, a construção coletiva do conhecimento e o fortalecimento do vínculo entre teoria e prática. Além disso, observa-se que a mediação do professor é fundamental para potencializar os efeitos positivos dessa abordagem, garantindo que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. Conclui-se que a inserção dos jogos no ensino da Matemática, quando planejada com intencionalidade e sensibilidade, torna o processo educativo mais significativo, prazeroso e transformador para os estudantes.

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Biografia do Autor

Mônica Bezerra de Lima, Uneatlantico

Mestra em Educação, Uneatlantico- Santander, Cantabria, Espanha.

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Publicado

2025-08-18

Como Citar

Lima, M. B. de. (2025). LUDICIDADE E MATEMÁTICA: O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1652–1663. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20628