O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: INTERVENÇÃO E ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Andréia Ignácio Pinto Rolim University Of Informatics And Faith

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20623

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado. Educação Infantil. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Esse artigo buscou compreender o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase na intervenção e estimulação precoce durante a Educação Infantil. A pesquisa teve natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores nacionais e documentos legais que fundamentam a prática inclusiva. Os resultados indicam que o AEE é um espaço fundamental para o reconhecimento das especificidades das crianças com TEA, proporcionando ações pedagógicas que favorecem a ampliação da linguagem, da interação social e da autonomia. Evidencia-se ainda que a qualidade do atendimento está diretamente relacionada à formação dos profissionais envolvidos, ao diálogo com a família e à articulação com o ensino comum. Conclui-se que a estimulação precoce no AEE pode transformar o processo de aprendizagem das crianças com TEA, promovendo uma educação mais sensível, equitativa e centrada no sujeito, desde os primeiros anos escolares.

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Biografia do Autor

Andréia Ignácio Pinto Rolim, University Of Informatics And Faith

Mestra em ciências da educação. University Of Informatics And Faith In Florida.

 

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Rolim, A. I. P. (2025). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: INTERVENÇÃO E ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1371–1381. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20623