PLATAFORMAS DIGITAIS E ENSINO: OPORTUNIDADES PARA PERSONALIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20574Palabras clave:
Educação. Tecnologia. Plataforma digital. Personalização. Ensino remoto.Resumen
O presente estudo abordou o modelo educacional inserido no espaço tecnológico, com foco nas implicações do ambiente digital para a educação contemporânea. Investigou-se a seguinte questão: quais são as vantagens, benefícios e riscos do ambiente digital para a educação, considerando o uso de plataformas digitais e suas implicações na personalização da aprendizagem? O objetivo geral consistiu em analisar esse modelo educacional, destacando suas potencialidades e limitações. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, com base em autores que discutem o ensino remoto, realidade aumentada e o uso de plataformas digitais. No desenvolvimento, identificaram-se como principais achados as contribuições das tecnologias digitais para tornar o ensino acessível, flexível e personalizado. Evidenciaram-se, ainda, os desafios relacionados à exclusão digital, à complexidade das plataformas e à necessidade de formação docente. As considerações finais indicaram que o ambiente digital, quando bem estruturado e mediado, representa uma oportunidade de inovação pedagógica, mas exige planejamento, equidade e acompanhamento constante. O estudo contribuiu para o entendimento das dinâmicas tecnológicas no campo educacional e apontou a necessidade de novas investigações que aprofundem os impactos pedagógicos do uso de plataformas digitais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY