BRINCADEIRAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: ESTÍMULOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Elaine Araújo dos Santos COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20541

Palavras-chave:

Brincadeiras. Identidade Cultural. Afrobrasileira. Educação Infantil. Desenvolvimento Integral.

Resumo

Neste artigo, aborda-se a valorização de ações lúdica com o objetivo de identificar o papel que as brincadeiras africanas e afro-brasileiras promovem para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, analisando como o brincar pode ser uma potente ferramenta de ensino e aprendizado. No estudo observou-se a necessidade de uma educação que valorize a ludicidade, a diversidade cultural e o desenvolvimento integral dos alunos. Ressalta-se a importância da efetivação destas brincadeiras no currículo da Educação Infantil, que além de promover aprendizagem através de jogos e do movimento corporal, também trata de aspectos relacionados com a identidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Araújo dos Santos, COLLEGE EDUCALER

Licenciada em Pedagogia (UNEB); Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACIBA- Faculdade de Ciências da Bahia); Mestranda da COLLEGE EDUCALER. 

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona); Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona); Licenciatura em Pedagogia (UCSAL); Professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER.

Downloads

Publicado

2025-09-09

Como Citar

Santos, E. A. dos, & Pinho, A. M. (2025). BRINCADEIRAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: ESTÍMULOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1453–1467. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20541