FORMAÇÃO EM RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL CRÍTICA (2005–2022)

Autores

  • Luciana Camêlo de Albuquerque Fiocruz-PE
  • Pedro Miguel dos Santos Neto Fiocruz-PE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20489

Palavras-chave:

Análise documental. Formação técnica Programas de Residência.

Resumo

Este artigo analisa os documentos normativos e institucionais que regulamentam e orientam a formação nos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde no Brasil, entre 2005 e 2022. Por meio de análise documental, identificou-se uma predominância de orientações alinhadas à pedagogia das competências, marcadas pela valorização da prática e da formação técnica, em detrimento de fundamentos políticos e filosóficos críticos. O estudo contextualiza essas diretrizes no marco das transformações políticas e econômicas, especialmente os avanços e retrocessos vinculados ao avanço das políticas neoliberais na saúde e na educação brasileiras.

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Biografia do Autor

Luciana Camêlo de Albuquerque, Fiocruz-PE

Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Saúde Pública pela Fiocruz-PE.

Pedro Miguel dos Santos Neto, Fiocruz-PE

Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, orientador.

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Publicado

2025-08-01

Como Citar

Albuquerque, L. C. de, & Santos Neto, P. M. dos. (2025). FORMAÇÃO EM RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL CRÍTICA (2005–2022). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 01–08. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20489