A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20437Palavras-chave:
Formação docente. Saberes da experiência. Escola pública. Teoria e prática. Educação básica.Resumo
Este trabalho analisa a articulação entre teoria e prática na formação de professores da escola pública, com base em uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola do interior da Bahia. A investigação teve como objetivo compreender como os saberes docentes são construídos no cotidiano escolar e em que medida a formação inicial e continuada contribuem para o desenvolvimento profissional dos educadores. A partir de entrevistas, questionários, análise documental e observação participante, constatou-se que há uma distância significativa entre o que se ensina nas universidades e o que se vive na escola. No entanto, também emergem formas de resistência e reinvenção, especialmente por meio das formações internas promovidas pela coordenação pedagógica. O estudo evidencia que reconhecer os saberes da experiência é essencial para construir uma formação docente mais humana, contextualizada e transformadora.
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