AS PRÁTICAS COLABORATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Elis Gomes Must University
  • Ciane Christine Alves de Moraes MUST
  • Elissandra Campos Coelho Mcauchar Must University
  • Fabiane da Costa Correia Must University
  • Iranilda de Argôlo Gomes Universidade Americana
  • José Cleidson Bezerra Xavier Must University
  • Juçara Cândido da Costa Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20414

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem . Práticas colaborativas . Taxonomia de Bloom.

Resumo

O processo de Ensino e aprendizagem pode ser alcançado de maneira mais coerente quando os objetivos educacionais estão claros e definidos tanto para o professor quanto para os alunos. A Taxonomia de Bloom é um sistema que organiza e define objetivos de aprendizagem de acordo com o eixo cognitivo adequado para cada nível de ensino respeitando a hierarquia de complexidade entre eles, ou seja, do nível mais fácil para o nível mais complexo de maneira que o aluno só consegue atingir o próximo nível se tiver se apropriado do anterior. Com esses conhecimentos o Professor tem a liberdade de escolher o método de ensino e as estratégias a serem utilizadas nas aulas. Para compreender melhor esses objetivos e aplicar em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho teve como Objetivo Geral compreender a importância da Taxonomia de Bloom no processo de ensino e aprendizagem. Também foi tema de estudo deste trabalho compreender as práticas colaborativas que contribuem no processo de Ensino e aprendizagem e que podem ser utilizadas em diversos contextos da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Gomes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Ciane Christine Alves de Moraes, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Elissandra Campos Coelho Mcauchar, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Fabiane da Costa Correia, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Iranilda de Argôlo Gomes, Universidade Americana

Mestra em Ciências da Educação Universidade Americana.

José Cleidson Bezerra Xavier, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Juçara Cândido da Costa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Gomes, E., Moraes, C. C. A. de, Mcauchar, E. C. C., Correia, F. da C., Gomes, I. de A., Xavier, J. C. B., & Costa, J. C. da. (2025). AS PRÁTICAS COLABORATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2021–2025. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20414