PESQUISA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFORMULAÇÃO CURRICULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSTANTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20408Palavras-chave:
Currículo. Pedagogia. Práticas Pedagógicas.Resumo
Esse artigo buscou discutir a reformulação curricular no Curso de Pedagogia. Gadotti (2024) ressalta a necessidade de transformar os cursos de formação de educador em laboratórios de análise da sociedade local, nacional e internacional. O objetivo geral desse artigo é investigar o conhecimento pedagógico dos alunos do sétimo período do curso de Pedagogia do Instituto de Educação Professor Aldo Muylaert/ISEPAM, sobre os elementos do projeto de pesquisa; através de questionário. A metodologia caracteriza-se como bibliográfica, qualitativa descritiva, quantitativa e exploratória, tendo em vista as fontes teóricas utilizadas, a coleta de dados numéricos e a exploração do fenômeno “reformulação curricular no Ensino Superior” aproximando-o da comunidade científica, destinado aos alunos do sétimo período e dos que estão em fase de conclusão de Trabalho de Conclusão de Curso/TCC, do Instituto de Educação Professor Aldo Muylaert/ISEPAM. Após a coleta de dados utilizando questionário verificou-se a necessidade de reformular o currículo adequando as necessidades da pesquisa acadêmica com 83,3% de alunos que não dominam os elementos do projeto acadêmico. É de fundamental importância em um curso profissional que seus alunos saiam preparados para a extensão e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
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