PESQUISA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFORMULAÇÃO CURRICULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSTANTES

Autores

  • Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo UNINI
  • Maria Aparecida Santos e Campos UNINI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20408

Palavras-chave:

Currículo. Pedagogia. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Esse artigo buscou discutir a reformulação curricular no Curso de Pedagogia. Gadotti (2024) ressalta a necessidade de transformar os cursos de formação de educador em laboratórios de análise da sociedade local, nacional e internacional. O objetivo geral desse artigo é investigar o conhecimento pedagógico dos alunos do sétimo período do curso de Pedagogia do Instituto de Educação Professor Aldo Muylaert/ISEPAM, sobre os elementos do projeto de pesquisa; através de questionário. A metodologia caracteriza-se como bibliográfica, qualitativa descritiva, quantitativa e exploratória, tendo em vista as fontes teóricas utilizadas, a coleta de dados numéricos e a exploração do fenômeno “reformulação curricular no Ensino Superior” aproximando-o da comunidade científica, destinado aos alunos do sétimo período e dos que estão em fase de conclusão de Trabalho de Conclusão de Curso/TCC, do Instituto de Educação Professor Aldo Muylaert/ISEPAM. Após a coleta de dados utilizando questionário verificou-se a necessidade de reformular o currículo adequando as necessidades da pesquisa acadêmica com 83,3% de alunos que não dominam os elementos do projeto acadêmico. É de fundamental importância em um curso profissional que seus alunos saiam preparados para a extensão e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

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Biografia do Autor

Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo, UNINI

Mestre em Educação Superior UNINI/PUERTO RICO.

Maria Aparecida Santos e Campos, UNINI

PhD, Dra. Orientadora pela UNINI/PUERTO RICO.

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Publicado

2025-09-10

Como Citar

Chrysóstomo, C. S. C., & Campos, M. A. S. e. (2025). PESQUISA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFORMULAÇÃO CURRICULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSTANTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1524–1547. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20408