O IMPACTO DAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA NA FORMAÇÃO HUMANA E NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Glauciany Deyvann Tenório de Almeida Sapucaia FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20378

Palavras-chave:

Memória de infância. Identidade. Cultura. Subjetividade. Educação.

Resumo

Este artigo investiga a influência das memórias de infância na formação da identidade e no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos indivíduos. Por meio de entrevistas qualitativas, analisaram-se narrativas autobiográficas que revelam como as experiências infantis moldam comportamentos, valores e perspectivas na vida adulta. A pesquisa evidencia que a cultura, os vínculos familiares e o ambiente social são elementos estruturantes dessas memórias, com implicações diretas para a prática pedagógica e para a construção de uma sociedade mais empática e consciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauciany Deyvann Tenório de Almeida Sapucaia, FAVENI

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica – Faculdade FAVENI. Pós-Graduação Lato Senso em Psicopedagogia Institucional e Clínica – Faculdade SerIgy Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopatologia e Terapia Cognitivo -Comportamental - Faculdade Focus Pós-Graduação Lato Sensu em MBA em Liderança e Gestão Educacional – Faculdade Herrero Atualmente é Gestora Escolar - CMEI Professor Manoel Cecílio de Jesus.Graduação em Letras - Faculdade de Tecnologia e Ciência Graduação em Psicologia - Centro Universitário Cesmac Graduanda em Pedagogia -Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Downloads

Publicado

2025-07-31

Como Citar

Sapucaia, G. D. T. de A. (2025). O IMPACTO DAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA NA FORMAÇÃO HUMANA E NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 3006–3012. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20378